Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaCongresso inicia o ano com foco no calendário eleitoral...

Congresso inicia o ano com foco no calendário eleitoral e expectativa de depoimento de Vorcaro na CPMI

Presidente da Câmara afirma que MP do Gás do Povo está entre as prioridades, enquanto Senado deve focar em aprovação do acordo Mercosul-UE

O Congresso Nacional retoma os trabalhos nesta segunda-feira (02/02) em meio à pressão das investigações envolvendo o Banco Master e à expectativa de convocação do empresário Daniel Vorcaro, dono da instituição, pela CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Além do avanço das apurações, o calendário eleitoral deve influenciar o ritmo das atividades no Legislativo. Parlamentares terão pouco mais de um semestre para votar pautas consideradas relevantes antes do início oficial da campanha.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

As convenções partidárias, responsáveis por definir os candidatos aos cargos em disputa, estão marcadas para o período entre 20 de julho e 5 de agosto. O prazo final para registro das candidaturas é 15 de agosto, e o início da campanha eleitoral está previsto para o dia 16 do mesmo mês.

Prioridades na Câmara

Entre os temas já confirmados como prioridade está a análise da Medida Provisória do Gás do Povo. Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o texto será apreciado em conjunto com o projeto que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano.

Nas redes sociais, Motta também destacou outras pautas em tramitação. “Sobre o Acordo Mercosul-União Europeia, assim que chegar à Casa, daremos celeridade. Já a PEC da Segurança Pública será debatida nas próximas semanas, com previsão de votação após o Carnaval. O trabalho continua”, afirmou.

Agenda no Senado

No Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deve concentrar esforços na articulação para acelerar a aprovação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

O tratado ainda depende do aval dos parlamentos nacionais de todos os países envolvidos. A missão diplomática brasileira que deve ir à Europa para defender o acordo deve contar com a participação de Alcolumbre e de outros parlamentares.

Para o Palácio do Planalto, além de reforçar o peso institucional das negociações, a iniciativa também busca estreitar a relação política com o presidente do Senado, ao dar a ele protagonismo na condução do tema.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Ato na avenida Paulista, em São Paulo, exige punição pelos responsáveis pela morte do cão Orelha

Manifestações pelo Brasil exigem punição para agressores do cão Orelha

Grupos de defesa animal protestaram em SP, RJ, MG, DF e SC pedindo justiça após a morte do cão comunitário espancado em Florianópolis
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife

Alvo teria sido o secretário municipal de Articulação Política e Social da prefeitura do Recife, Gustavo Queiroz Monteiro, e seu irmão, Eduardo, que é assessor
Mauro Vieira e Marco Rubio discutem comércio e segurança em conversa telefônica

Mauro Vieira e Marco Rubio discutem comércio e segurança em conversa telefônica

Ministro das Relações Exteriores do Brasil e secretário de Estado dos EUA também trataram de preparativos para futura visita de Lula
PSD atrai governador de Rondônia e se torna partido com mais chefes estaduais no Brasil

PSD atrai governador de Rondônia e se torna partido com mais chefes estaduais no Brasil

Marcos Rocha deixa União Brasil e se torna sexta liderança estadual da legenda presidida por Kassab, que articula candidatura única à Presidência com Caiado, Ratinho Jr. e Eduardo Leite