Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilInep realiza provas do Revalida e Enamed neste domingo...

Inep realiza provas do Revalida e Enamed neste domingo (19); veja horários

As provas que avaliam a formação médica nacional acontecerão domingo e seguem o mesmo horário de aplicação em todo o Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará, neste domingo (19), duas grandes provas para a avaliação da formação médica no Brasil. São elas o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por instituições de educação superior (Revalida) e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

Os dois exames terão o mesmo cronograma em todo o Brasil com a abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h e início às 13h30, conforme o horário de Brasília. O fim das provas está previsto para às 18h30.

O Inep anunciou que os cartões de confirmação de inscrição dos exames já estão disponíveis nos respectivos sistemas. Mesmo não sendo obrigatório, o Instituto recomenda levar o documento no dia da aplicação.

Leia também: Concurso público anuncia vagas com salário de R$ 12,9 mil

Imagem colorida de pessoas indo fazer a prova do Inep
Candidatos. VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

Enamed

A prova é estruturada em uma avaliação teórica composta por 100 questões de múltipla escolha. O participante poderá usar o resultado da prova como uma etapa de seleção para o ingresso em programas de residência médica de acesso direto, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).

O exame segue os critérios estabelecidos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). E é voltado exclusivamente para o curso de medicina.

Leia também: Saiba como solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil

Revalida

A 1ª fase da prova do Revalida 2025/2 é composta por uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha. Nesta edição, o exame não será divido em P1 (prova objetiva) e P2 (prova discursiva) como usualmente é.

“As questões serão elaboradas a partir do Banco Nacional de Itens da Educação Superior e terão como referência a Matriz de Referência Comum para a Avaliação da Formação Médica, publicada pelo Inep no Diário Oficial da União (DOU). Cada item contará com quatro alternativas e apenas uma resposta correta”, informou o INEP.

Leia mais: Ministério dos Transportes propõe mudanças no processo da CNH para reduzir custo e tempo de formação

O que levar para a prova?

O Inep determina que todos os participantes precisam apresentar documento de identificação oficial, original e com foto, emitido por órgãos brasileiros.

São aceitos:

  • Cédula de identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  • Identificação fornecida por conselhos ou ordens de classe;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Carteira de Identificação Nacional (CIN);
  • Documento digital com foto (e-Título, CNH, RG ou CIN) apresentado em aplicativo oficial ou no Gov.br.

Para os participantes estrangeiros é exigido levar o documento oficial, original e com foto, como passaporte, identidade expedida pelo Ministério da Justiça (inclusive para refugiados), Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), cédula de identidade civil ou documento equivalente emitido por países do Mercosul e associados, ou ainda as versões digitais do CRNM e DPRNM disponíveis no aplicativo Carteira Digital do Migrante.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024