Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoJunior Pena, influenciador que apoiava Trump, é preso pelo...

Junior Pena, influenciador que apoiava Trump, é preso pelo serviço de imigração dos EUA

Brasileiro está detido em centro de detenção em Nova Jersey após não comparecer à audiência de seu processo de legalização

O influenciador brasileiro Junior Pena foi preso pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em Newark, Nova Jersey. A detenção ocorreu no sábado (31/01), após Pena não comparecer a uma audiência de seu processo de legalização no país. O brasileiro está detido no Centro de Detenção Delaney Hall.

Maycon MacDowel, amigo do influenciador, explicou que a ausência na audiência judicial comprometeu o processo de regularização migratória de Pena. “Tem que pedir perdão à corte. O perdão dele foi aprovado, acabariam com o caso dele, ele voltaria para o Brasil e daria continuidade no caso que ele tem para se legalizar aqui. Esse vacilo de não comparecer à corte colocou-o nessa situação”, afirmou MacDowel.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A prisão aconteceu durante a atual administração de Donald Trump, político que Pena declarou apoiar publicamente. Em postagem em rede social, o influenciador manifestou sua preferência política.

“Sou Donald Trump. Gosto do cara […] ‘E sobre a deportação?’. A gente está trabalhando. Você acha que o brasileiro que está aqui dentro dos Estados Unidos vem para ficar preocupado igual o pessoal fica no Brasil fazendo passeata por causa de política? A gente está focado em trabalho, ganhar dólar”, declarou o influenciador.

Campanha de arrecadação para custos legais

Amigos de Pena iniciaram uma campanha de arrecadação online para cobrir gastos com advogado e custas judiciais. A meta estabelecida é de US$ 50 mil para auxiliar na defesa legal do influenciador.

O brasileiro, natural de Minas Gerais, vive nos EUA desde 2009. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o tempo que permanecerá detido ou possibilidade de deportação imediata.

Posicionamento sobre políticas migratórias

Em janeiro de 2025, Pena havia comentado sobre as políticas de imigração de Trump, minimizando os riscos para imigrantes. “Queria muito conversar com você, imigrante, que mora aqui nos Estados Unidos. Queria falar para vocês não ficarem assim tão assustados, tem muita gente assustada. ‘Imigração, meu Deus do céu. E agora?’. Tem muitos influenciadores colocando muito medo nos imigrantes sem ter fatos, provas e comprovantes que o fulano foi deportado”, disse na ocasião.

Na mesma manifestação, o influenciador sugeriu que apenas pessoas com problemas legais seriam alvo das autoridades. “Fiquem calmos. Não fiquem desesperados achando que eles estão deportando todo mundo. Tem uma matéria que mostra o ICE pegando [as pessoas], que tem até brasileiro no meio, mas é tudo bandido. Tudo bandido. Não acredite em qualquer influenciador”, afirmou.

Em dezembro de 2025, Pena mudou seu posicionamento. Ele compartilhou um vídeo criticando o ICE, classificando as ações dos agentes como “ações desumanas”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Israel reabre passagem de Rafah um dia depois de bombardear a região

Israel reabre passagem de Rafah um dia depois de bombardear a região

Circulação de ambulâncias e pessoas - apenas a pé - passa a ser permitida no local que conecta Gaza ao Egito
Irã avalia diplomacia nuclear com EUA; divergências sobre mísseis permanecem

Irã avalia diplomacia nuclear com EUA; divergências sobre mísseis permanecem

As tensões estão altas em meio a um aumento militar da Marinha dos EUA perto do Irã, após uma violenta repressão contra manifestações antigovernamentais no mês passado
Ex-presidente Jair Bolsonaro trajando uniforme de prisioneiro (macacão verde-escuro)

Emails entre Epstein e Bannon revelam elogios a Bolsonaro em 2018

Documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA mostram que dupla discutiu possibilidade de Bannon assessorar campanha do então candidato brasileiro
Premiê britânico defende que Andrew deponha nos EUA sobre ligação com Epstein

Premiê britânico defende que Andrew deponha nos EUA sobre ligação com Epstein

Arquivos de Epstein incluem fotos que parecem mostrar Andrew agachado e tocando a cintura de uma mulher não identificada deitada no chão