Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoIrã avalia diplomacia nuclear com EUA; divergências sobre mísseis...

Irã avalia diplomacia nuclear com EUA; divergências sobre mísseis permanecem

As tensões estão altas em meio a um aumento militar da Marinha dos EUA perto do Irã, após uma violenta repressão contra manifestações antigovernamentais no mês passado

O Irã está avaliando os termos para retomar as negociações com os Estados Unidos em breve, disse uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (02/02), depois que ambos os lados sinalizaram disposição para reativar a diplomacia sobre uma longa disputa nuclear e dissipar os temores de uma nova guerra regional.

As tensões estão altas em meio a um aumento militar da Marinha dos EUA perto do Irã, após uma violenta repressão contra manifestações antigovernamentais no mês passado, a agitação interna mais mortal no Irã desde a revolução de 1979.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O presidente dos EUA, Donald Trump, que não chegou a cumprir suas ameaças de intervir durante a repressão, exigiu desde então que o Irã fizesse concessões nucleares e enviou uma frota para sua costa. Ele disse na semana passada que o Irã estava “conversando seriamente”, enquanto o principal responsável pela segurança de Teerã, Ali Larijani, afirmou no X que os preparativos para as negociações estavam em andamento.

Fontes iranianas disseram à Reuters na semana passada que Trump havia exigido três pré-condições para a retomada das negociações: enriquecimento zero de urânio no Irã, limites ao programa de mísseis balísticos de Teerã e o fim do apoio a representantes regionais.

O Irã há muito rejeita todas as três exigências como violações inaceitáveis de sua soberania, mas duas autoridades iranianas disseram à Reuters que seus governantes clericais veem o programa de mísseis balísticos, e não o enriquecimento de urânio, como o maior obstáculo.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Esmaeil Baghaei afirmou que Teerã estava considerando “as várias dimensões e aspectos das negociações”, acrescentando que “o tempo é essencial para o Irã, pois ele deseja o levantamento das sanções injustas o mais rápido possível”.

Uma autoridade de alto escalão do Irã e um diplomata ocidental disseram à Reuters que o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, poderiam se reunir na Turquia nos próximos dias.

Um representante do partido governista turco disse à Reuters que Teerã e Washington concordaram que as negociações desta semana se concentrariam na diplomacia, uma potencial suspensão dos possíveis ataques dos EUA.

A autoridade iraniana declarou que “a diplomacia está em andamento. Para que as negociações sejam retomadas, o Irã afirma que não deve haver pré-condições e que está pronto para mostrar flexibilidade em relação ao enriquecimento de urânio, incluindo a entrega de 400 kg de urânio altamente enriquecido (HEU), aceitando o enriquecimento zero sob um acordo de consórcio como solução”.

No entanto, acrescentou que, para o início das negociações, Teerã quer que os recursos militares dos EUA sejam retirados do Irã.

“Agora a bola está no campo de Trump”, disse ele.

A influência regional de Teerã foi enfraquecida pelos ataques de Israel a seus representantes — do Hamas em Gaza ao Hezbollah no Líbano, aos houthis no Iêmen e às milícias no Iraque —, bem como pela destituição do ditador sírio Bashar al-Assad, aliado próximo do Irã.

No ano passado, os Estados Unidos atacaram alvos nucleares iranianos, juntando-se ao final de uma campanha de bombardeios israelense que durou 12 dias.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Arquivos Epstein: Como o magnata pode ter criado a “fortaleza da extrema-direita” nos EUA

Arquivos Epstein: Como o magnata pode ter criado a “fortaleza da extrema-direita” nos EUA

E-mails divulgados mostram que Jeffrey Epstein se encontrou com o dono do fórum "4chan", onde até mesmo funcionários do governo têm contas
J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”, aparece na nova leva dos Arquivos Epstein

J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”, aparece na nova leva dos Arquivos Epstein

Equipe da renomada escritora teria convidado o magnata a um jantar e uma sessão de cinema dez anos depois de sua condenação por prostituição infantil
Rússia afirma que próximas negociações sobre Ucrânia acontecerão em Abu Dhabi

Rússia afirma que próximas negociações sobre Ucrânia acontecerão em Abu Dhabi

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia e a Ucrânia conseguiram até agora reduzir suas diferenças em algumas questões
Arquivos Epstein: Governo Trump divulga nova leva e alega que provas podem ser “falsas”

Arquivos Epstein: Governo Trump divulga nova leva e alega que provas podem ser “falsas”

Nomes como Noam Chomsky, Bill Gates e Elon Musk constam na lista, mas Depto. de Justiça afirma que "incluiu tudo que o público mandou ao FBI"