A ginasta Rebeca Andrade, detentora do recorde de medalhas olímpicas do Brasil, participará da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 como uma das condutoras da bandeira olímpica.
O evento acontecerá nesta sexta-feira (6/02) no Estádio San Siro, em Milão, na Itália. A atleta brasileira de 26 anos foi convidada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para integrar um grupo de oito personalidades selecionadas para esta função.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A cerimônia que dará início oficial às Olimpíadas de Inverno começará às 16h, horário de Brasília. TV Globo, sportv e getv farão a transmissão para o público brasileiro.
O convite para a maior medalhista olímpica do Brasil veio diretamente do COI em conjunto com os organizadores de Milão-Cortina. Rebeca acumula seis medalhas olímpicas em sua carreira: dois ouros, três pratas e um bronze.
Além da brasileira, o grupo que conduzirá a bandeira olímpica em Milão inclui: Tadatoshi Akiba, ex-prefeito de Hiroshima; Maryam Bukar Hassan, artista nigeriana; Nicolò Govoni, escritor e ativista italiano; Filippo Grandi, vice-presidente da Fundação Olímpica para Refugiados; Eliud Kipchoge, pentacampeão olímpico queniano; Cindy Ngamba, primeira atleta da equipe de refugiados a conquistar um pódio olímpico; e Pita Taufatofua, atleta de Tonga.
Em Cortina D’Ampezzo, outra cidade-sede da competição, também ocorrerá um desfile com a bandeira olímpica. Os italianos Franco Nones, campeão no esqui cross-country, e Martina Valcepina, multimedalhista na patinação de velocidade, serão os responsáveis por conduzir o símbolo olímpico nesta localidade.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina acontecerão de 6 a 22 de fevereiro, com algumas competições iniciando no dia 4. O Brasil terá sua maior delegação na história das Olimpíadas de Inverno, com 14 atletas e um reserva na equipe de bobsled.
O país ainda busca sua primeira medalha olímpica em modalidades de neve ou gelo. A presença de Rebeca Andrade na cerimônia de abertura reforça a crescente participação brasileira neste evento internacional.
Simbolismo da bandeira olímpica
A bandeira com os cinco aros representa a integração do esporte, unindo povos de diferentes culturas. Segundo o COI, os convidados para carregar este símbolo são pessoas cujas histórias de vida são marcadas por engajamento cívico, resiliência e inclusão.
Para Rebeca, que já participou de três edições dos Jogos de Verão e atua em causas sociais como a defesa dos direitos das mulheres e da educação, esta será uma experiência inédita.
Leia mais: Bia Haddad perde para Yastremska em Abu Dhabi e segue sem vitórias em 2026
“Uma honra e um orgulho enorme receber este convite do COI para fazer parte do desfile de abertura dos Jogos de Inverno. É um privilégio participar deste movimento, estar ao lado de atletas do mundo todo, carregar a bandeira olímpica, representar o Brasil mais uma vez em um momento tão especial para todos os atletas e amantes do esporte”, declarou a ginasta.
