O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para uma onda de calor que atinge municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O aviso foi divulgado nesta segunda-feira (02/02) e permanecerá em vigor até sexta-feira (06/02), indicando que as temperaturas podem ficar 5°C acima da média regional por um período superior a cinco dias.
As áreas mais impactadas pelo calor intenso incluem as regiões oeste e norte de Santa Catarina, as porções sudoeste, noroeste, nordeste e centro do Rio Grande do Sul, além das regiões sudoeste, centro e sudeste do Paraná. O alerta, que representa o nível máximo de gravidade na escala do Inmet, abrange mais de 500 localidades nos três estados sulistas.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
O que é onda de calor
A onda de calor caracteriza-se por temperaturas excepcionalmente elevadas que ultrapassam os padrões normais para determinada região e época do ano, mantendo-se por vários dias consecutivos. O fenômeno começou a afetar a região nesta terça-feira (3) e deve persistir até o final desta semana.
Para o mês de fevereiro, a previsão do Inmet indica que as temperaturas ficarão acima da média em grande parte do país. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, os valores podem ficar até 1°C superiores aos padrões habituais.
Além das temperaturas, o Instituto prevê que fevereiro apresentará um padrão de precipitações acima da média nas regiões Norte e Sudeste do Brasil, enquanto as regiões Sul e Centro-Oeste deverão registrar chuvas abaixo da média.
O Inmet não divulgou informações sobre medidas específicas de prevenção ou recomendações à população das áreas afetadas pelo calor intenso.
