Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteCOI pode mudar Jogos de Inverno para janeiro em busca de...

COI pode mudar Jogos de Inverno para janeiro em busca de mais neve

Mudanças climáticas estão obrigando o Comitê Olímpico Internacional (COI) a rever todos os aspectos do evento

As futuras edições dos Jogos Olímpicos de Inverno poderão ser transferidas de fevereiro para janeiro, em busca de mais neve e de um clima mais frio, uma vez que as mudanças climáticas estão obrigando o Comitê Olímpico Internacional (COI) a rever todos os aspectos do evento.

O COI também está considerando a mudança para permitir que a Paralimpíada, que tradicionalmente segue a Olimpíada algumas semanas depois, seja realizada em fevereiro, em vez de março, como acontece atualmente.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

“Talvez também estejamos discutindo antecipar um pouco a Olimpíada de Inverno para janeiro, pois isso também tem implicações para a Paralimpíada”, disse Karl Stoss, que chefia o Grupo de Trabalho do Programa Olímpico do COI, a repórteres nesta quarta-feira (4/02).

“A Paralimpíada agora é em março, e isso é muito tarde, porque o sol é forte o suficiente para derreter a neve. Então, talvez a Paralimpíada seja em fevereiro e a outra edição (dos Jogos Olímpicos de Inverno) seja em janeiro.”

A última vez que os Jogos Olímpicos de Inverno começaram em janeiro foi há 62 anos, na Olimpíada de Innsbruck de 1964, que teve início em 29 de janeiro.

Com o aumento das temperaturas em todo o mundo, a neve natural está se tornando menos abundante em algumas regiões e a disponibilidade de água para a produção de neve artificial está diminuindo como resultado das mudanças climáticas, colocando em risco a indústria global de esportes na neve.

Até 2040, apenas 10 países poderão sediar os esportes de neve dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, de acordo com um estudo do COI.

Os Jogos de Pequim-2022 se tornaram os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno a usar praticamente 100% de neve artificial, com a implantação de mais de 100 geradores de neve e 300 canhões de neve trabalhando a todo vapor para cobrir as pistas de esqui.

Leia mais: Cristiano Ronaldo avalia deixar Al-Nassr em junho; MLS ou Europa podem ser destinos

O COI também está considerando introduzir esportes tradicionais de verão nas Olimpíadas de Inverno, a fim de aumentar a popularidade e gerar receitas. Tanto a Olimpíada de Inverno de 2030, nos Alpes franceses, quanto a de 2034, em Salt Lake City, estão programadas para fevereiro.

“Estamos revisando o tamanho dos Jogos, a combinação de esportes e as opções para novas adições. Também analisamos o potencial cruzamento entre esportes de verão e de inverno”, disse Stoss. Provas de corrida e de ciclismo são frequentemente mencionadas como prováveis candidatas.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Com golaço de Endrick, Lyon vence o Laval e avança na Copa da França

Com golaço de Endrick, Lyon vence o Laval e avança na Copa da França

Brasileiro acertou um belo chute de fora da área para abrir o placar aos 37 minutos do segundo tempo
Tuna Luso vence Paysandu por 1 a 0 com gol de pênalti nos acréscimos pelo Paraense

Tuna Luso vence Paysandu por 1 a 0 com gol de pênalti nos acréscimos pelo Paraense

Paulo Rangel, ex-jogador bicolor, marcou de pênalti, garantindo os primeiros pontos da Águia do Souza no campeonato estadual de 2026
Dorival Júnior pede cautela no Corinthians após conquista da Supercopa do Brasil

Dorival Júnior pede cautela no Corinthians após conquista da Supercopa do Brasil

Treinador destaca necessidade de reforços em todas as posições e afirma que elenco ainda está em processo de montagem apesar dos resultados positivos recentes
Dorival compara números na seleção brasileira com os de Ancelotti e defende seu trabalho

Dorival compara números na seleção brasileira com os de Ancelotti e defende seu trabalho

Técnico afirma que percentual de aproveitamento é semelhante ao do atual comandante da amarelinha e lamenta críticas recebidas