Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoKremlin afirma que Rússia continuará sendo potência nuclear responsável

Kremlin afirma que Rússia continuará sendo potência nuclear responsável

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia "manterá sua abordagem responsável e atenta à questão da estabilidade estratégica no campo das armas nucleares"

O Kremlin afirmou nesta quinta-feira (05/02) que a Rússia continuará adotando uma abordagem responsável em relação à estabilidade nuclear estratégica, apesar do término do último tratado de controle de armas nucleares com os Estados Unidos.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o tratado Novo START, que estabelecia limites para os mísseis, lançadores e ogivas estratégicas de cada lado, expiraria no final da quinta-feira (05/02).

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Especialistas em controle de armas haviam dito anteriormente que sua suposição era que ele expiraria no final da quarta-feira (04/02).

“Hoje o dia vai terminar e ele (o tratado) deixará de ter qualquer efeito”, disse Peskov aos repórteres.

A Rússia havia sugerido que ambos os lados prorrogassem voluntariamente os termos do acordo por um ano para dar tempo para discutir um tratado sucessor, uma proposta que, segundo ela, os Estados Unidos nunca responderam formalmente.

“O acordo está chegando ao fim. Vemos isso de forma negativa e expressamos nosso pesar”, disse Peskov, que afirmou que o assunto havia sido abordado em um telefonema entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping, um dia antes.

“O que acontecerá a seguir depende de como os eventos se desenrolarem. De qualquer forma, a Federação Russa manterá sua abordagem responsável e atenta à questão da estabilidade estratégica no campo das armas nucleares e, é claro, como sempre, será guiada em primeiro lugar por seus interesses nacionais.”

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Um homem armado com faca atacou policiais da Guarda Republicana no Arco do Triunfo, em Paris, nesta sexta-feira (13/2)
Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

O presidente francês pediu esforços intensificados para combater o antissemitismo no país, depois que dados recentes mostraram que a hostilidade contra os judeus permaneceu alta
Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Condenação foi proferida no condado de Fairfax; ex-patrão e amante da brasileira também foi considerado culpado pelas mortes
Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Para o presidente dos Estados Unidos, o líder ucraniano pode perder uma "grande oportunidade" de paz se não firmar acordo com a Rússia