O coronel e Coordenador Operacional da PM, Carlos Henrique Lucena, falou ao vivo com a TMC na edição desta sexta (06/02) do Paulista TMC. Lucena descreveu em primeira mão como será executada a “Operação Carnaval”; isto é, como a Polícia Militar vai garantir a segurança no feriado, sabendo que o Carnaval paulista é bastante movimentado e promove aglomerações.
De acordo com o coronel Lucena, a Operação Carnaval da PM neste ano será “a maior de sua história”, e vai contar com “um número recorde de policiais militares e meios logísticos”. Lucena afirmou que o Carnaval de São Paulo “se tornou o maior carnaval do Brasil” e também “o mais seguro e organizado”, motivo pelo qual ele julga necessário manter o padrão de policiamento e segurança dos últimos anos.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
“Nós vamos ter uma média diária de 12 mil policiais a mais por conta dessa demanda. 2.500 viaturas, 22 aeronaves e 25 drones específicos para a operação carnaval”, detalhou o coronel.
Lucena também descreveu como a PM pretende se valer da tecnologia para obter apoio nas operações durante o Carnaval paulista:
“A tecnologia é decisiva na operação; todos os drones, câmeras fixas e móveis partem do conceito do ‘Muralha Paulista’, que ataca a mobilidade criminal, fazendo com que o infrator de maneira cirúrgica seja tirado de circulação”, descreveu o coronel da PM.
Medidas de segurança e boas práticas
O coronel Lucena descreveu algumas medidas simples que podem ser tomadas pela população para se manter em segurança no Carnaval:
- Ter cautela com objetos de valor, especialmente celulares;
- Transportar objetos de valor em doleiras, preferencialmente na parte da frente do corpo;
- Utilizar cordões de segurança que evitam furtos de objetos como celular e carteira;
- Moderação no consumo de bebida alcoólica;
- Evitar bebidas oferecidas por terceiros;
- Não perder contato visual com seu copo ou garrafa de bebida;
- Adotar a cautela preventiva em qualquer sinal de suspeita e faça denúncias;
- Em caso de roubo ou furto, registrar ocorrência e pedir o bloqueio automático do celular a um policial;
- Preferir pontos de encontro que sejam de fácil referência, mesmo em meio a aglomerações.
