A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do suplemento alimentar “Café de Açaí” da marca Du Brasil.
A decisão foi tomada nesta sexta-feira (6/2) após fiscalizações identificarem irregularidades como alegações terapêuticas não permitidas para diabetes e fibromialgia.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
As inspeções realizadas pela Anvisa constataram que o “Café de Açaí” apresentava origem não identificada, ausência de notificação sanitária obrigatória e condições inadequadas de armazenamento. O produto continha componentes não autorizados em sua formulação, o que contribuiu para a determinação de proibição total.
Na mesma operação, a agência suspendeu um lote de azeite Campo Ourique e todos os lotes de glitters culinários da MAGO. A ação de controle sanitário ocorreu na manhã desta sexta-feira (6/2) como parte de uma série de ações fiscalizatórias conduzidas pela agência reguladora em território nacional.
Em relação ao azeite de oliva extra virgem Campo Ourique, a Anvisa determinou a apreensão e proibição de comercialização do lote 288/04/2024 em todo o país. Análises de laboratório oficial apontaram resultado insatisfatório para o produto, que também apresentava origem desconhecida e problemas na rotulagem.
Os glitters culinários da marca MAGO foram suspensos após a identificação de materiais plásticos, resinas e pigmentos de composição desconhecida nos produtos. Estes itens eram vendidos em plataformas de e-commerce com indicação para uso em alimentos, levando a agência a suspender todos os lotes e determinar seu recolhimento imediato.
Leia mais: Secretário municipal dá orientação sobre saúde no carnaval; veja dicas
