Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaAloizio Mercadante é eleito Personalidade Econômica de 2025

Aloizio Mercadante é eleito Personalidade Econômica de 2025

Presidente do BNDES é o 21º economista a receber a honraria do Sistema Cofecon/Corecons

O economista Aloizio Mercadante foi eleito Personalidade Econômica do Ano 2025 pelo Sistema Cofecon/Corecons. A escolha ocorreu durante a 748ª Sessão Plenária do Conselho Federal de Economia (Cofecon), realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília, e reconhece a trajetória e a contribuição do atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a economia brasileira.

Mercadante se torna o 21º economista a receber a honraria, concedida anualmente desde 2004 a profissionais que se destacam em diferentes áreas da economia e contribuem para o desenvolvimento da ciência econômica e para a valorização da profissão. Na mesma premiação, o BNDES também foi reconhecido com o Prêmio Destaque Econômico 2025, na categoria Desempenho Técnico, distinção que a instituição recebe pelo segundo ano consecutivo.

Durante seu discurso, ele agradeceu a dois ministros do governo Lula: José Múcio Monteiro, da Defesa, e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União, cotado para a vaga de Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal). “Você é uma pessoa correta, íntegra, de uma competência jurídica única. Você [Messias] tem que ir para o Supremo Tribunal Federal. Lá, você vai dar uma imensa contribuição. Vai fortalecer o Estado Democrático Direito”, disse Mercadante.

O presidente do BNDES também opinou que o americano Donald Trump é um fator de instabilidade global. Em seguida, elogiou Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Mercadante, o Brasil precisa de um estadista capaz de manter relações com outros países e garantir o multilateralismo.

Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), Mercadante possui mestrado e doutorado pela Unicamp e é professor licenciado da PUC-SP e da própria universidade estadual. Ao longo da carreira, acumulou ampla experiência política e administrativa, com passagens como deputado federal, senador, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, ministro da Educação e ministro-chefe da Casa Civil. Atualmente, preside o BNDES.

Segundo o Cofecon, a escolha do nome de Mercadante reflete o reconhecimento à sua atuação na formulação e implementação de políticas públicas estratégicas, além de sua contribuição ao debate econômico nacional e à valorização da profissão de economista.

A solenidade de entrega da honraria está prevista para 2026, durante a posse da nova diretoria do Cofecon, em data a ser confirmada.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

(Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

BRB apresenta ao BC plano para recompor capital após perdas com Master

Entre opções, estão venda de ativos, empréstimos e apoio do governo do Distrito Federal
Estação de carga Uma estação de carregamento, também chamado de estação de carga e eletroposto

Veículos elétricos já representam 16,8% das vendas de carros novos no Brasil

A cada seis carros vendidos no Brasil, um já é eletrificado, segundo dados da Anfavea
Preço da gasolina aumenta 37,1% nos postos apesar de redução de 16,4% nas refinarias

Preço da gasolina aumenta 37,1% nos postos apesar de redução de 16,4% nas refinarias

Disparidade entre valores praticados pela Petrobras e revendedores elevou em R$ 67,50 o custo para encher tanque de 50 litros desde dezembro de 2022, segundo dados da ANP
Agronegócio deve crescer 1% em 2026, prevê diretor da CNA

Agronegócio deve crescer 1% em 2026, prevê diretor da CNA

Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), participou nesta sexta-feira (06/02) do TMC 360