Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteRafaela Silva vence mongol com ippon e fatura ouro...

Rafaela Silva vence mongol com ippon e fatura ouro no Grand Slam de judô em Paris

Brasileira venceu Enkhriillen Lkhagvatogoo na categoria até 63kg com ippon, encerrando jejum de oito anos sem judocas do país na final do prestigiado torneio francês

A judoca brasileira Rafaela Silva conquistou a medalha de ouro no Grand Slam de Paris, primeira etapa internacional do calendário de judô de 2026. A vitória ocorreu neste sábado (7/2), quando a atleta derrotou a mongol Enkhriillen Lkhagvatogoo na categoria até 63kg com um ippon a 3 minutos e 20 segundos do fim do combate.

O triunfo de Rafaela encerrou um período de oito anos sem que uma judoca brasileira chegasse à final do prestigiado torneio francês. A última vez que isso aconteceu foi em 2016, quando Mayra Aguiar subiu ao lugar mais alto do pódio.

Com este resultado, Rafaela se tornou a quinta atleta do Brasil a conquistar o título do Grand Slam parisiense em toda a história da competição, considerada uma das mais tradicionais do circuito mundial.

Para alcançar a final, a brasileira superou adversárias de três países diferentes nas fases eliminatórias. Rafaela venceu lutas contra representantes da Itália, Holanda e Japão antes de enfrentar a mongol na disputa decisiva.

O Grand Slam de Paris manteve sua tradição como o primeiro grande evento internacional do calendário anual de judô, reunindo atletas de elite de diversos países na capital francesa.

O Brasil também teve representação na categoria -52kg com Larissa Pimenta. A judoca chegou à disputa pela medalha de bronze após vencer atletas da Coreia do Sul e Itália nas eliminatórias. Nas quartas de final, Larissa foi derrotada por uma representante do Kosovo, mas se recuperou na repescagem contra uma húngara.

Na luta pelo bronze, Pimenta enfrentou a alemã Mascha Ballhaus, mesma adversária da repescagem dos Jogos Olímpicos Paris 2024. A brasileira acabou derrotada no golden score após receber três punições.

Esta foi a primeira conquista de Rafaela Silva após seu retorno ao Instituto Reação. A campeã olímpica competiu pelo Flamengo durante cinco anos e recentemente anunciou sua volta à equipe onde iniciou sua carreira no judô e que defendeu por quase duas décadas.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

O atacante brasileiro Endrick em Lyon x Nantes, pelo Campeonato Francês

Endrick tem ‘expulsão dupla’ em vitória do Lyon pelo Campeonato Francês

Atacante brasileiro recebeu vermelho direto após revisão do VAR em disputa com Tabibou; time lionês garantiu 12ª vitória consecutiva com gol de Sulc
Palmeiras comemora gol de Bia Zaneratto contra o Corinthians pela Supercopa do Brasil de Futebol Feminino 2026

Palmeiras bate o Corinthians e conquista a Supercopa Feminina do Brasil

Derby Paulista feminino foi decidido nos pênaltis; Jaque e Bia Zaneratto marcaram os gols no tempo normal
São Paulo x Primevera, Paulistão 2026

São Paulo x Primavera: confira a transmissão da TMC ao vivo

Encontro de Tricolores no MorumBIS é fundamental na briga pela classificação à próxima fase do Paulistão
Reforço do Palmeiras, Arias escreve carta para torcedores do Fluminense: “Sei do peso das minhas palavras”

Reforço do Palmeiras, Arias escreve carta para torcedores do Fluminense: “Sei do peso das minhas palavras”

Anunciado como reforço do Palmeiras na manhã deste sábado (7), Jhon Arias publicou uma carta aberta aos torcedores do...