O Corinthians acertou a transferência do zagueiro paraguaio Fernando Vera, de 20 anos, para o ZTE, da Hungria. A informação foi apurada com exclusividade pela Rádio TMC.
A negociação entre o clube do Parque São Jorge e os húngaros não envolveu transação financeira. O Corinthians manteve 10% dos direitos econômicos do atleta, enquanto o ZTE adquiriu 80%. Os outros 10% ficaram sob custódia do próprio Fernando Vera.
Agora, o zagueiro paraguaio se prepara para rumar à Europa. Por lá, deve assinar contrato válido por três temporadas e integrar o elenco profissional.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Nascido em 2005, Fernando Vera estourou idade para atuar nas categorias de base do Corinthians ao fim da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Tido como um dos pilares da equipe comandada por William Batista, o zagueiro foi titular em todos os quatro jogos da campanha, mas ficou marcado pela falha que culminou na eliminação do Timãozinho da Copinha durante a derrota por 2 a 1 para o Guarani na segunda fase.
Como estourou idade de base, Fernando Vera vivia um momento de imbróglio dentro do Corinthians. Fora dos planos do departamento profissional – assim como os demais nascidos em 2005 que ainda defendiam o Sub-20 -, o jovem estava treinando em horário separado no CT da base junto aos mais de 20 nomes que foram liberados pelo Timão para procurarem novos clubes. O paraguaio tinha contrato com o Timão até 2 de julho de 2026.
Leia mais: Allan desembarca em São Paulo para assinar contrato com o Corinthians: “Meu sonho”
Em solo húngaro, o agora ex-Corinthians vai ajudar sua nova equipe a saltar na tabela da liga local. Atualmente, o ZTE é o sétimo colocado do Campeonato da Hungria, com 30 pontos conquistados em oito vitórias, seis empates e sete derrotas – está dez pontos atrás do Ferencváros, líder do torneio. A equipe também está classificada para as oitavas de final da Copa da Hungria.
Quem é Fernando Vera, agora ex-zagueiro do Corinthians?
Nascido no Paraguai, Fernando Vera foi contratado em 2023 para defender o Sub-20. À época, o defensor acumulava passagens pelo Cerro Porteño, de sua terra natal, e Ska Brasil, além de convocações para defender times de base da sua patria.
Em um primeiro momento, foi reserva. Porém, a partir de 2024 passou a figurar na titularidade do Timãozinho, acumulando 60 partidas pelo Sub-20, 15 cartões amarelos e um gol marcado.
Em alguns momentos, chegou a participar de treinos da equipe profissional. Foi observado pelas comissões de Vanderlei Luxemburgo, Mano Menezes, Ramón Díaz e, mais recentemente, Dorival Júnior.
Por Victor Godoy, da TMC de São Paulo
