Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoPoliciais australianos agridem mulher durante protesto contra visita de...

Policiais australianos agridem mulher durante protesto contra visita de presidente israelense

Incidente ocorreu em manifestação contra visita do presidente israelense em Sidney e gerou confrontos nas ruas da cidade, com testemunhas registrando perseguição policial

Policiais australianos agrediram uma mulher durante manifestação contra a visita do presidente israelense Isaac Herzog em Sidney. O incidente ocorreu na noite de segunda-feira (09/02) e foi registrado em vídeos que mostram a abordagem violenta, quando agentes puxaram a manifestante pelo lenço que usava no pescoço e a derrubaram ao chão. A situação resultou em confronto generalizado entre manifestantes e forças de segurança.

Testemunhas documentaram o momento em que policiais perseguiam pessoas que tentavam fugir pelas ruas da cidade. “Ela estava caminhando em direção a uma rua praticamente vazia. Não tenho certeza de mais detalhes além disso. Acho que a polícia tentou isolar a rua no último minuto”, relatou uma testemunha à agência Reuters.

Visita presidencial e contexto do protesto

Herzog está na Austrália a convite do primeiro-ministro Anthony Albanese. A visita está relacionada ao tiroteio ocorrido em 14 de dezembro na praia de Bondi, em Sydney, que resultou na morte de várias pessoas da comunidade judaica.

A identidade da mulher agredida não foi divulgada pelas autoridades. As circunstâncias exatas que levaram à abordagem violenta ainda não foram completamente esclarecidas.

Posicionamento das autoridades

Na manhã desta terça-feira (10/02), o governador Chris Minns manifestou-se publicamente sobre o ocorrido, defendendo a atuação das forças policiais durante o protesto.

“O que vocês viram ontem à noite foi a polícia de Nova Gales do Sul sendo confrontada diversas vezes por um grupo da multidão que tinha a intenção de perturbar e interromper o cordão policial.” “(…) A polícia fez o que precisava fazer. Ter uma multidão enfurecida e violenta marchando contra a polícia não é uma situação na qual eu queira que nossos policiais se encontrem. Acho importante que as pessoas não julguem as ações da polícia com base em vídeos de 10 ou 15 segundos nas redes sociais”, declarou Minns.

Até o momento, não foram divulgados números oficiais sobre feridos ou detidos durante o confronto.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Avião com 55 pessoas vai parar no mar na Somália; todos sobreviveram

Avião com 55 pessoas vai parar no mar na Somália; todos sobreviveram

A aeronave enfrentou um problema técnico na decolagem e precisou voltar a terra. Neste movimento, acabou rumando ao mar
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, reúne-se com o primeiro-ministro e chanceler do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani, em Doha

Estados Unidos reforçam bases no Oriente Médio e elevam tensão com o Irã

Imagens de satélite mostram mísseis Patriot móveis no Catar e aumento de aeronaves em meio a ameaças de Donald Trump
FBI libera imagens de suspeito de sequestrar a mãe de apresentadora de TV dos EUA

FBI libera imagens de suspeito de sequestrar a mãe de apresentadora de TV dos EUA

Homem aparece em gravação recuperada da câmera de vigilância armado e usando uma máscara que escondia todo seu rosto
Donald Trump na Casa Branca

Casa Branca não confirma conversa de Trump com a polícia sobre Epstein

Porta-voz afirmou não saber responder sobre suposta ligação onde presidente teria apoiado detenção do financista