Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaOposição intensifica ações judiciais contra desfile que homenageia Lula...

Oposição intensifica ações judiciais contra desfile que homenageia Lula no Carnaval carioca

Partido Novo e senador Bruno Bonetti apresentam processos questionando samba-enredo da Acadêmicos de Niterói, programado para a Marquês de Sapucaí

O Partido Novo protocolou representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a escola de samba Acadêmicos de Niterói por homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu desfile no Carnaval do Rio de 2026. A ação foi apresentada nesta terça-feira (10/2), poucos dias antes do início oficial da festa carioca. O senador Bruno Bonetti (PL-RJ) também ingressou com ação popular na Justiça Federal questionando a apresentação da agremiação.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A representação do Novo tem como alvos o presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores e a própria escola de samba. A legenda sustenta que o samba-enredo escolhido pela agremiação configura propaganda eleitoral antecipada, ultrapassando os limites de uma homenagem cultural.

De acordo com o partido, a apresentação funciona como pré-campanha ao associar a trajetória política de Lula a elementos característicos de campanhas eleitorais. A ação movida pelo senador Bruno Bonetti, por sua vez, busca impedir o desfile da Acadêmicos de Niterói e proibir sua transmissão pelos meios de comunicação.

O parlamentar questiona a destinação de recursos federais para o Carnaval enquanto uma escola escolhe homenagear o atual presidente da República. As contestações focam especificamente no desfile programado para a Marquês de Sapucaí, tradicional palco das apresentações das escolas de samba cariocas.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também se posicionou sobre o assunto anteriormente, acionando o Ministério Público Eleitoral. Em sua denúncia, ela aponta trechos da letra do samba-enredo que, segundo sua avaliação, promovem pessoalmente o presidente Lula e atacam adversários políticos.

Damares destacou ainda em sua argumentação que o desfile será transmitido em rede nacional por emissoras de televisão, que são concessões públicas, além de contar com financiamento de recursos públicos.

Até o momento, não há decisão judicial sobre nenhuma das ações apresentadas contra o desfile da Acadêmicos de Niterói.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Justiça do DF prorroga prisão de técnicos de enfermagem suspeitos de matar pacientes em UTI

Justiça do DF prorroga prisão de técnicos de enfermagem suspeitos de matar pacientes em UTI

Investigados são acusados de provocar a morte de três pacientes no Hospital Anchieta, em Taguatinga; polícia apura motivação e possível existência de novas vítimas
Pais são presos suspeitos de torturar duas bebês no Distrito Federal

Pais são presos suspeitos de torturar duas bebês no Distrito Federal

Bebê de 7 meses tinha fraturas, queimaduras e possível lesão no crânio; casal foi autuado por tortura e lesão corporal gravíssima
Presidente da CLDF arquiva pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha

Presidente da CLDF arquiva pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha

Decisão seguiu parecer da Procuradoria-Geral da Casa, que apontou falta de elementos formais e ausência de justa causa
“É a defesa de oportunidade que esse acordo vai gerar”, afirma senador sobre Mercosul-UE

“É a defesa de oportunidade que esse acordo vai gerar”, afirma senador sobre Mercosul-UE

Nelsinho Trad (PSD-MS) participou nesta quarta-feira (11/02) do TMC 360 e detalhou criação de um grupo de trabalho para acompanhar a tramitação do acordo comercial entre os blocos de países