As novidades para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela primeira vez continuam sendo implementadas e ainda geram dúvidas nos candidatos a novos motoristas pelo Brasil. No Paulista TMC desta quarta-feira (11/02), o diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, Lucas Papais, esclareceu algumas das perguntas mais frequentes feitas por quem quer tirar a primeira habilitação.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Pensando na prestação de serviço, o órgão de trânsito criou uma página dedicada a tirar dúvidas, chamada CNH Paulista (www.detran.sp.gov.br/cnhpaulista), que contém um passo a passo de como realizar o procedimento de obtenção da CNH. É um passo importante para desburocratizar e, mais importante, reduzir os custos envolvidos nesse processo.
“De forma bem resumida, o processo é constituído de aulas teóricas, exame teórico, aulas práticas e exame prático. Em cada uma dessas etapas houve uma grande mudança“, afirmou Lucas.
“Antes você era obrigado a ficar 45 horas em um Centro de Formação de Condutores. Hoje, você pode ir no aplicativo CNH do Brasil e fazer as aulas no seu celular conforme a sua disponibilidade, em casa, no ônibus, independentemente da sua necessidade você pode fazer por lá de forma gratuita. Antes você precisava pagar mais ou menos R$ 450, 500 no estado de São Paulo.”
Outra novidade importante para se tirar a primeira habilitação diz respeito ao fim da baliza e a nova pontuação que será aplicada no exame prático. Segundo Lucas, a mudança pretende fazer com que a prova seja mais focada na movimentação do que no estacionamento do veículo, onde a chance de acidentes mais grave é muito mais reduzida.
Da mesma forma, os três pontos máximos de infração no exame prático dão lugar a um novo sistema de pontuação, semelhante às infrações de trânsito que o motorista deve evitar no dia a dia.
Leia Mais: Detran retira prova de baliza do exame prático da CNH em SP e mais 4 estados
“Há uma equiparação entre a quantidade de pontos que o candidato é avaliado, ele não pode somar 10 pontos – e aí, por exemplo, uma infração gravíssima, que são 6 pontos, sucessivamente até a infração leve“, explica o diretor do Detran-SP.
A utilização de carros automáticos no exame também foi uma atualização bem recebida, dado o grande número de veículos dessa categoria que são emplacados atualmente. No entanto, a possibilidade de se usar automóveis particulares para a realização da prova prática ainda não foi implementada, embora seja uma “prioridade zero” para o Detran.
Por fim, Lucas comentou sobre o prazo máximo do processo da primeira habilitação, que antes durava um ano, deixa de existir em meio às inovações.
“Hoje, não existe um prazo de validade para o processo. O que existe é a validade do exame médico que o candidato faz no começo, que é válido por 10 anos. Então, em teoria, a pessoa tem este tempo para fazer o processo”, disse.
