Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoCoroa de diamantes roubada no Louvre é achada jogada...

Coroa de diamantes roubada no Louvre é achada jogada na rua em Paris

Peça da imperatriz Eugênia, com mais de 1.300 diamantes e 50 esmeraldas, foi encontrada danificada horas após o roubo histórico no museu

A coroa a coroa da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, foi encontrada danificada em uma rua de Paris, segundo informou a agência AFP neste domingo (19/10).

A peça, feita pelo ourives Alexandre-Gabriel Lemonnier, possui 1.354 diamantes e 56 esmeraldas e havia sido roubada do Museu do Louvre durante um assalto cinematográfico que chocou a França.

De acordo com o Le Parisien, a coroa foi criada para brilhar na Feira Mundial de Paris de 1855, simbolizando o poder e o glamour do império francês. A joia estava exposta na vitrine mais próxima da janela na Galeria de Apolo, o local invadido pelos criminosos.

A imprensa francesa afirma que uma segunda joia também foi recuperada, embora as autoridades ainda não tenham confirmado qual. A polícia parisiense não se manifestou oficialmente até o momento.

O roubo digno de cinema

O ataque ocorreu por volta das 9h30 (4h30 em Brasília), quando três a quatro criminosos invadiram o museu usando um guindaste acoplado a um caminhão. Eles teriam subido até uma janela e usado um elevador de carga para chegar à galeria.

Em apenas quatro minutos, os ladrões levaram nove peças históricas das coleções de Napoleão e da imperatriz Josefina — entre elas, colares, tiaras e broches de valor incalculável.

O ministro do Interior, Laurent Nuñez, classificou o episódio como um “grande roubo” e disse que o grupo levou “um verdadeiro patrimônio da França”. O Louvre permaneceu fechado durante todo o domingo, enquanto o Ministério Público abriu uma investigação.

Leia mais: Roubo descarado no Louvre teve ladrões desarmados, guindaste e 8 joias levadas; veja o que se sabe

O que é a Galeria de Apolo

A sala, reconstruída por ordem do rei Luís XIV, homenageia o deus grego Apolo, símbolo da luz. É uma das mais visitadas do museu e abriga peças como o diamante Regent, de 140 quilates — que, segundo o Louvre, não foi roubado.

Com mais de 33 mil obras, o museu guarda desde esculturas da Mesopotâmia até a Mona Lisa e a Vênus de Milo. O Louvre já enfrentou outros furtos célebres, como o da própria Mona Lisa em 1911, recuperada dois anos depois em Florença.

Notícias que importam para você

Avião da Airbus voando sobre o céu

Airbus anuncia recall de mais de 6 mil aviões após incidente

Maioria das aeronaves da A320 Family tem falha de software e precisam retornar com urgência
Homem branco com idade elevada de terno e gravata vermelha

Trump diz que vai anular atos de Biden assinados com “caneta automática”

Presidente alega que dispositivo foi usado ilegalmente por auxiliares de Biden
Alemanha pressiona UE por flexibilização em metas para fim dos carros a combustão

Alemanha pressiona UE por flexibilização em metas para fim dos carros a combustão

Carta do chanceler Friedrich Merz defende cronograma mais realista para indústria automotiva diante de concorrência chinesa e adoção lenta de elétricos