Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilAnálise técnica do TCU não vê irregularidades na liquidação...

Análise técnica do TCU não vê irregularidades na liquidação do Master pelo BC, diz agência

Ministro Jhonatan de Jesus, relator do caso, chegou a sinalizar que poderia considerar medidas para impedir a venda de ativos durante a liquidação do Master

O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu análise técnica da atuação do Banco Central no processo de liquidação do Banco Master e não encontrou ressalvas quanto à conduta da autarquia, disse uma fonte com conhecimento do assunto à agência Reuters.

A fonte, que falou sob condição de anonimato porque o processo corre em sigilo, acrescentou que as conclusões foram compartilhadas com alguns funcionários do Banco Central, que puderam ler as conclusões.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A participação do TCU no caso, vista pelo mercado como incomum em uma liquidação bancária, tem sido acompanhada de perto depois que o ministro da corte Jhonatan de Jesus, relator do caso, sinalizou que poderia considerar medidas para impedir a venda de ativos durante a liquidação do Master, ordenando uma inspeção dos documentos do BC que fundamentaram a decisão de fechar a instituição.

Na semana passada, Jesus reforçou o sigilo do caso, restringindo os documentos apenas àqueles com autorização específica, o que efetivamente impediu o acesso total do BC ao processo, apesar de ser parte no caso.

O TCU confirmou que a confidencialidade do processo foi alterada de “sigiloso” para “sigiloso com exigência de autorização específica para a leitura de peças” com o objetivo de evitar vazamentos, acrescentando que o procedimento contou com a ciência do BC e não é inédito.

“O TCU esclarece que o Banco Central terá acesso a todas as peças processuais sempre que necessário, não havendo qualquer prejuízo ao órgão jurisdicionado”, afirmou em nota.

A corte também disse mais cedo nesta quarta que, como o processo é sigiloso, não há outras informações disponíveis, sem data definida para uma decisão. O BC não comentou o assunto.

Em janeiro, o BC retirou recurso que havia ingressado junto ao TCU para contestar inspeção aberta na corte para analisar documentos da autarquia que embasaram a liquidação do Master.

A decisão de retirar o pedido foi tomada um dia após autoridades da autarquia e da corte de contas, inclusive Jesus, se reunirem para discutir o alcance da inspeção, chegando a um entendimento de que o procedimento seria limitado.

Também ficou estabelecido na ocasião que a diligência não seria feita pelo gabinete do relator, mas pela área técnica do TCU que já havia reconhecido preliminarmente a competência do BC no caso e se posicionado favoravelmente à liquidação.

Leia mais: TJ-SP vai ao STF para anular decisão que suspende penduricalhos ilegais

O Banco Master, que detinha menos de 1% dos ativos bancários do Brasil, foi liquidado em novembro em meio a uma investigação da Polícia Federal sobre suposta fraude envolvendo a negociação de títulos de crédito inexistentes, além do que o BC descreveu como uma grave crise de liquidez, forte deterioração financeira e sérias violações de normas.

Seu colapso atraiu atenção após a instituição financeira comercial ter se expandido rapidamente vendendo títulos de alto rendimento comercializados com cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

O FGC, de capital privado, estimou que pagará R$ 40,6 bilhões a cerca de 800 mil investidores após a liquidação do banco.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Carro da Enel faz atendimento em poste em rua de São Paulo

Enel se justifica e aponta rajadas de vento como evento “mais complexo” de 2025

A Enel apresentou dados para defender que agiu bem durante a crise das rajadas de vento em São Paulo
Fachada da unidade da C4 Gym no Parque São Lucas

Donos de academia são indiciados após morte por intoxicação em piscina

Polícia apura uso irregular de produtos químicos e ausência de protocolos de segurança; caso é tratado como homicídio com dolo eventual
Vandalismo em posto

Trio em carro de luxo vandaliza posto de gasolina no DF; veja o vídeo

Câmeras de segurança registraram ação ocorrida na manhã de domingo, caso é investigado pela 11ª Delegacia de Polícia
Mulheres são arrastadas por enxurrada durante forte chuva em Minas Gerais; veja vídeo 

Mulheres são arrastadas por enxurrada durante forte chuva em Minas Gerais; veja vídeo 

Vítimas foram levadas pela força da água, em Montes Claros, nesta terça-feira (10/02) e foram resgatadas por homens que estavam em frente a uma mercearia