No Papo de Craque TMC 2º Tempo São Paulo desta quarta-feira (11/02), o narrador Cleber Machado abriu o jogo sobre seu estilo de transmissão e relembrou histórias marcantes da carreira, incluindo uma curiosidade envolvendo um dos gols mais icônicos do Corinthians na Libertadores de 2012.
Cléber contou que quase perdeu o lance do gol de Romarinho contra o Boca Juniors, na Bombonera, porque estava distraído buscando uma informação no estádio no exato momento da jogada.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
“Eu nunca pensei ‘vou inventar um bordão para a hora de tal coisa’. Talvez só para abertura.”
Na sequência, detalhou como a narração aconteceu de forma praticamente instintiva.
“O Romarinho é quase um gol perdido. Eu não estava olhando e o Caio bateu na minha perna e eu falo olha o Corinthians, olha o Romarinho. Eu estava lendo, procurando alguma coisa. Se você ver eu não narro que o Emerson deu o passe e tal.”
O episódio ilustra o estilo espontâneo que marcou sua trajetória. Durante o programa, Cléber também falou sobre a evolução recente das transmissões, destacando uma tendência de narração mais informal e próxima do público, movimento que se popularizou nos últimos anos.
Outro ponto abordado foi a ascensão das narrações femininas no futebol brasileiro. Para o narrador, o crescimento é natural e passa por um processo de consolidação de identidade própria.
“Acho que são iguais as masculinas. Tem boas e más narrações masculinas e femininas. Caras que gosto mais de ouvir e outros menos, e é a mesma coisa. Temos há muito tempo repórteres mulheres, editoras mulheres, chefes mulheres e agora temos narradoras mulheres.”
Leia mais: Papo de Craque debate qual é o melhor jogador estrangeiro do Brasil
