A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, de maioria republicana, aprovou nesta quarta-feira (11/02) um projeto que exige a comprovação de cidadania norte-americana para o registro de eleitores nas eleições de meio de mandato de novembro. Para os democratas, a medida impõe exigências desnecessárias aos eleitores e pode ampliar a influência do presidente Donald Trump sobre o sistema eleitoral.
O projeto, chamado Save America, foi aprovado por 218 votos a 213. Apenas um democrata votou com os republicanos a favor da proposta. O texto segue agora para o Senado, também sob controle republicano, onde enfrenta resistência e dificilmente alcançará os 60 votos necessários para ser aprovado.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A proposta é a versão mais recente de iniciativas legislativas sobre regras eleitorais que ganharam força durante a campanha presidencial de 2024, após Trump alegar, sem provas, que um grande número de imigrantes em situação irregular teria votado nas eleições federais.
Medida semelhante já havia sido aprovada duas vezes pela Câmara — em abril do ano passado e em 2024 —, mas foi barrada no Senado. A votação ocorre uma semana depois de Trump pedir que republicanos “assumissem o controle” das eleições em mais de uma dúzia de localidades.
O projeto determina que eleitores apresentem comprovante de cidadania no momento do registro e prevê penalidades criminais para funcionários eleitorais que registrarem pessoas sem a documentação exigida.
*Com informações da Reuters
Leia mais: Estados Unidos reforçam bases no Oriente Médio e elevam tensão com o Irã
