Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMPF abre investigação sobre aliciamento de brasileiras por Jeffrey...

MPF abre investigação sobre aliciamento de brasileiras por Jeffrey Epstein após denúncias

Procedimento sigiloso foi aberto na terça-feira para apurar possíveis casos de tráfico internacional de pessoas, incluindo denúncia específica sobre mulher de Natal levada aos EUA

O Ministério Público Federal abriu um procedimento sigiloso para investigar possíveis casos de aliciamento de mulheres brasileiras por Jeffrey Epstein, bilionário americano condenado por crimes sexuais. A investigação foi iniciada na terça-feira (10/2) após o órgão receber uma denúncia específica na semana passada e ter conhecimento de reportagens que revelaram conexões do criminoso com o país. O caso está sob responsabilidade da Unidade Nacional de Enfrentamento ao Tráfico Internacional de Pessoas. As informações são da BBC News Brasil.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A apuração busca analisar todas as situações em que brasileiras possam ter sido aliciadas por Epstein e identificar possíveis redes de aliciamento no território nacional. Segundo apuração do veículo, que vem investigando as conexões do bilionário com o Brasil, o procedimento não se limitará apenas à denúncia específica recebida, mas abrangerá outros possíveis casos envolvendo o bilionário no país.

O MPF recebeu uma denúncia sobre trocas de emails entre Epstein e uma brasileira ocorridas em 2010. As mensagens tratavam da viagem de uma mulher de Natal-RN, descrita como de “família simples”, para os Estados Unidos. Na correspondência, Epstein solicitou fotos da brasileira em trajes íntimos.

A procuradora da República Cinthia Gabriela Borges concedeu entrevista exclusiva à BBC explicando os objetivos da investigação. “O MPF está atento a essa situação de mulheres que estavam no Brasil e que foram levadas para os EUA com alguma intenção de exploração sexual, porque isso pode vir a caracterizar o crime de tráfico internacional de pessoas”, afirmou.

As reportagens do veículo britânico identificaram emails trocados desde 2006, mostrando que Epstein mantinha relações com brasileiras, enviava dinheiro, pedia apresentações a outras mulheres e recebia fotos delas.

Leia Mais: Documentos revelam que Jeffrey Epstein tinha CPF brasileiro

Diversas mensagens demonstram dependência financeira das mulheres em relação ao bilionário, que pagava procedimentos estéticos, cortes de cabelo, viagens e até celulares. Em troca, recebia fotos e contatos de outras mulheres.

As investigações revelaram que modelos brasileiras mantiveram relações pessoais com Epstein, receberam ajuda financeira e possivelmente trabalharam como suas assistentes. Os emails datam pelo menos desde 2006, antes da primeira prisão de Epstein.

Não há informações sobre a idade das pessoas envolvidas nas mensagens reveladas. Pelas mensagens da denúncia específica de Natal, também não é possível saber qual era o objetivo da viagem mencionada ou se ela realmente aconteceu.

O MPF informou que acompanhará a divulgação dos arquivos do caso publicados pelo governo americano e buscará outras menções a brasileiros. A investigação também analisará informações reveladas sobre um parceiro de Epstein que manifestou interesse em comprar uma revista de moda no Brasil e teria um contato direto no país para conseguir garotas, inclusive menores de idade.

As atividades de Epstein no Brasil teriam ocorrido em diferentes locais, incluindo São Paulo, conforme mencionado nas mensagens reveladas.

Leia Mais: Caso Epstein gera confronto entre deputados e procuradora-geral nos EUA

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Carlo Ancelotti, treinador da Seleção Brasileira, em entrevista coletiva

Técnico da Seleção Brasileira curte carnaval em Salvador

Carlo Ancelotti curtiu a sexta-feira (13/02) em Salvador e ainda deve marcar presença no Rio de Janeiro
Thales Machado, secretário de Itumbiara, com a sua família em praia

Segundo filho baleado pelo pai em tragédia familiar de Itumbiara morre no hospital

Polícia Civil trata o caso como homicídios seguidos de autoextermínio e descarta participação de terceiros; município decretou luto oficial de três dias
Preservativos

Ministério da Saúde reforça prevenção às ISTs no Carnaval

Campanha destaca uso de preservativos, vacinação e testagem antes, durante e depois da folia
Mulher é empurrada de viaduto no centro de São Paulo por ex-companheiro

Mulher é empurrada de viaduto no centro de São Paulo por ex-companheiro

A vítima, socorrida e levada à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, foi empurrada do Viaduto Jaceguai e caiu na Avenida 23 de Maio