Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaGoverno e MPF dão prazo para X tomar medidas...

Governo e MPF dão prazo para X tomar medidas para coibir conteúdo sexual no Grok

Ferramenta de IA da empresa de Elon Musk vem sendo alvo de críticas por gerar imagens que representem crianças e adolescentes em contextos sexualizados ou erotizados

A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Ministério Público Federal (MPF) estabeleceram prazo de cinco dias úteis para que a plataforma X tome medidas para coibir a produção de conteúdos sexualizados indevidos na ferramenta de inteligência artificial Grok, após considerarem insuficientes as respostas da empresa a uma recomendação emitida em janeiro.

Os órgãos advertiram o X (antigo Twitter) que o descumprimento pode levar a ações mais severas, incluindo a determinação de multas diárias, abertura de ações judiciais e sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A ANPD determinou que o X aprimore e implemente medidas para impedir que o Grok “gere imagens, vídeos ou arquivos de áudio que representem crianças e adolescentes em contextos sexualizados ou erotizados, ou que representem pessoas naturais maiores de idade identificadas ou identificáveis em contextos sexualizados ou erotizados, sem sua autorização, a partir da manipulação de fotografias, imagens reais, vídeos ou arquivos de voz.”

O MPF solicitou que a empresa forneça relatórios mensais já a partir de fevereiro com detalhes de como a plataforma está agindo para impedir a produção de conteúdos erotizados sem consentimento na sua ferramenta de IA.

Em nota publicada na quarta-feira, o MPF disse que o X afirmou ter suspendido contas por violação de políticas da plataforma e que teria adotado medidas de segurança.

Segundo a procuradoria, no entanto, testes realizados pelas equipes técnicas das instituições indicam a persistência das falhas no Grok, e as informações apresentadas pela empresa “não foram acompanhadas de evidências concretas” que permitam aferir a efetividade das medidas adotadas.

Leia mais: OpenAI demite executiva que se opôs ao “Modo Adulto” do ChatGPT por discriminação sexual

A companhia do bilionário Elon Musk é alvo de ações de autoridades de diversos países, incluindo nações da União Europeia, Japão e Canadá, depois de emergirem relatos de que usuários estariam usando o Grok para criar imagens com teor erótico sem consentimento das pessoas que aparecem nelas.

A xAI, empresa do grupo X responsável pelo Grok, e o escritório Pinheiro Neto, responsável pela defesa do X no procedimento de fiscalização da ANPD, não responderam de imediato a pedidos de comentário da agência Reuters.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Portugal aprova restrições a acesso de adolescentes de 13 a 16 anos a redes sociais

Portugal aprova restrições a acesso de adolescentes de 13 a 16 anos a redes sociais

O Parlamento português aprovou nesta quinta-feira (12/2), em primeira leitura, um projeto de lei que exige o consentimento explícito...
OpenAI demite executiva que se opôs ao “Modo Adulto” do ChatGPT por discriminação sexual

OpenAI demite executiva que se opôs ao “Modo Adulto” do ChatGPT por discriminação sexual

Vice-presidente Ryan Beiermeister foi desligada em janeiro de 2026 após retornar de licença; recurso contestado permitirá a criação de conteúdo erótico pela IA
Apps de redes sociais em uma tela de celular: X/Twitter, Instagram, TikTok, LinkedIn e Youtube

Diretor do Instagram nega que redes sociais causem dependência

Adam Mosseri prefere termo "uso problemático" durante depoimento em processo que acusa Meta e Google de desenvolverem plataformas para viciar jovens usuários
Discord anuncia novas regras para segurança de usuários adolescentes

Discord anuncia novas regras para segurança de usuários adolescentes

Roblox e Youtube também adotaram medidas recentes para esse público