Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoNegociações entre Rússia, Ucrânia e EUA vão ocorrer em...

Negociações entre Rússia, Ucrânia e EUA vão ocorrer em Genebra na próxima semana

Negociações devem ocorrer nos dias 17 e 18; equipe russa deu indícios de que deve conversar sobre assuntos mais amplos do conflito

Negociações entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos para pôr fim à guerra na Ucrânia serão transferidas para Genebra na próxima semana, e o assessor do Kremlin Vladimir Medinsky liderará a delegação russa, segundo declarações do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na sexta-feira (13/02).

De acordo com agências de notícias russas, ele disse que as negociações ocorrerão na terça e na quarta-feira. Elas seguem duas rodadas de negociações em Abu Dhabi, nas quais a equipe russa foi liderada por Igor Kostyukov, chefe da inteligência militar.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Um assessor presidencial ucraniano confirmou aos jornalistas que a delegação de Kiev estava se preparando para as negociações em Genebra.

O retorno de Medinsky, que liderou a equipe russa nas negociações anteriores na Turquia em 2022 e novamente no ano passado, pode sinalizar que a Rússia espera que o foco vá além das questões de segurança para pontos mais amplos entre os lados em conflito.

Leia mais: Tiroteio em universidade da Carolina do Sul deixa dois mortos e um ferido em complexo residencial

Quase quatro anos após o início da guerra, e apesar dos intensos esforços do presidente dos EUA, Donald Trump, para pôr fim ao que ele chama de “banho de sangue” sem sentido, Rússia e Ucrânia continuam distantes em questões-chave, incluindo o território e o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia.

Fontes ucranianas já criticaram anteriormente a maneira como Medinsky conduziu as negociações, acusando-o de dar aulas de história à equipe ucraniana em vez de se envolver em negociações substantivas.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Um homem armado com faca atacou policiais da Guarda Republicana no Arco do Triunfo, em Paris, nesta sexta-feira (13/2)
Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

O presidente francês pediu esforços intensificados para combater o antissemitismo no país, depois que dados recentes mostraram que a hostilidade contra os judeus permaneceu alta
Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Condenação foi proferida no condado de Fairfax; ex-patrão e amante da brasileira também foi considerado culpado pelas mortes
Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Para o presidente dos Estados Unidos, o líder ucraniano pode perder uma "grande oportunidade" de paz se não firmar acordo com a Rússia