A Sociedade Rosas de Ouro, campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo em 2025, começará seu desfile nesta sexta-feira (13/02) com uma desvantagem de 0,5 ponto em relação às demais escolas. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) confirmou que a agremiação foi punida de acordo com o regulamento. Esta informação, confirmada oficialmente pela Liga, já havia sido dada com antecedência pela TMC.
A escola tinha até as 23h59 da última segunda-feira (09/02) para protocolar o material, considerado fundamental para a avaliação dos jurados, mas não cumpriu o prazo estabelecido no regulamento. A Liga-SP prorrogou o prazo até as 14h da terça-feira (10/02) e, novamente, a Rosas de Ouro não cumpriu com a obrigação.
A penalidade foi determinada conforme as regras do desfile. Em comunicado oficial, a Liga-SP mencionou o artigo específico que foi descumprido pela agremiação e destacou que o sistema utilizado para o protocolo dos documentos havia sido previamente testado e aprovado por representantes de todas as escolas participantes.
A TMC apurou que, com o descumprimento do prazo, mesmo após a prorrogação, a Liga-SP aplicou diretamente a penalidade prevista no regulamento, sem necessidade de deliberação dos presidentes das 14 escolas do Grupo Especial.
A Rosas de Ouro iniciará a apuração das notas, marcada para a próxima terça-feira (17/02), com meio ponto a menos em comparação às concorrentes.
A penalidade representa um desafio significativo para a escola comandada por Angelina Basílio. Em 2025, quando conquistou seu oitavo título no carnaval paulistano, a agremiação perdeu apenas 0,2 ponto durante toda a apuração – menos do que a penalidade já imposta para este ano.
A Roseira será a quinta escola a se apresentar na noite desta sexta-feira no Sambódromo do Anhembi, já na madrugada de sábado, com o enredo “Escrito nas Estrelas”, desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo.
Posicionamento da escola
Após a confirmação da penalidade pela Liga-SP, a diretoria da Rosas de Ouro se manifestou oficialmente sobre o ocorrido. “Reafirmamos que a decisão não altera nosso planejamento nem diminui a grandeza do trabalho que vem sendo construído com dedicação e amor ao pavilhão”, declarou a agremiação em nota oficial.
Em seu comunicado, a Rosas de Ouro também afirmou: “Nossa comunidade, nossos segmentos e toda a diretoria seguem unidos, focados e determinados a apresentar um grande desfile nesta noite, à altura da nossa história e do carinho dos apaixonados pelo Carnaval. Seguimos firmes, com responsabilidade, respeito e, acima de tudo, com a garra que sempre marcou a trajetória da Rosas de Ouro.”
Leia mais: Anitta, Claudia Leitte e Aline Rosa exibem looks bafônicos no Carnaval de Salvador
