Neste sábado (14/02), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha de ouro da história do Brasil nas Olimpíadas de Inverno. O presidente Lula parabenizou o esquiador em suas redes sociais.
“O resultado inédito mostra que o esporte brasileiro não tem limites. É o reflexo de talento, dedicação e do trabalho contínuo de fortalecimento do esporte em todas as suas dimensões. Parabéns, Lucas Pinheiro, e toda a equipe envolvida nessa conquista histórica, que inspira novas gerações e amplia o horizonte do esporte nacional“, felicitou Lula em suas redes sociais.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
“Pela primeira vez, nosso país sobe ao pódio em uma edição olímpica de inverno. A medalha conquistada por Lucas Pinheiro Braathen, no slalom gigante, entra para sempre na história do esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026″, também comentou o presidente do Brasil – veja a publicação abaixo.
Lucas Pinheiro conquistou a medalha de ouro no slalom gigante ao fechar os dois percursos com o tempo acumulado de dois minutos e 52 segundos.
Na primeira bateria, o esquiador foi o primeiro a descer a montanha em 1m13s92. Depois, Lucas Pinheiro completou o segundo trajeto em 1m11s08.
Com a conquista, Lucas Pinheiro entrou na história como primeiro medalhista da história do Brasil nas Olimpíadas de Inverno. Até então, o melhor desempenho havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross durante a edição de 2006 dos Jogos, que, coincidentemente, também teve a Itália como sede – em 2006, foi Turim; atualmente, está em Milão e Cortina.
Leia mais: Conheça a trajetória do esquiador de 25 anos que conquistou medalha inédita
Lucas Pinheiro tem 25 anos e é filho de mãe brasileira. Nascido em Oslo, na Noruega, o esquiador passou a defender o Brasil em 2024 e vem se destacando desde então, sendo coroado com o ouro olímpico.
