A Gaviões da Fiel apresentou alegorias florestais em tons de azul e prateado durante seu desfile no Sambódromo do Anhembi na madrugada deste domingo (15/02). A escola de samba evitou completamente o uso da cor verde em seu enredo “Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã” devido à histórica rivalidade com o Palmeiras no futebol paulista.
A decisão de substituir a tradicional coloração verde dos elementos naturais reflete o antagonismo entre as torcidas organizadas dos dois clubes. Para a Fiel, utilizar a cor principal do time adversário seria considerado inadequado, mesmo em contexto carnavalesco.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Entre as modificações mais notáveis nas alegorias da escola, destacou-se um jacaré representado em tons de azul e prateado, completamente diferente de sua coloração natural. Da mesma forma, um sapo que integrava outra alegoria apareceu na cor amarela.
Os elementos da natureza presentes no desfile tiveram sua paleta de cores totalmente adaptada para não incluir o verde, tradicionalmente associado à representação de ambientes florestais.
O primeiro segmento da apresentação da Gaviões abordou o “Tempo do Sonho”, conceito central do enredo que narrava a criação da floresta pelo personagem Omama. Mesmo tratando de temática florestal, a escola manteve a coerência na adaptação cromática em todas as alegorias.
Leia mais: Sabrina surpreende ao desfilar na Gaviões representando flor da era dos dinossauros
