No último sábado (14/02), o North-MG perdeu para o América-MG por 2 a 1 e foi eliminado do Campeonato Mineiro. Com uma atuação bastante polêmica, o árbitro Paulo César Zanovelli relatou em súmula duas expulsões de representantes da equipe derrotada, destacando-se as ofensas do preparador físico Gabriel Souza Júnior.
“Eu sou profeta. Eu sou evangélico. E declaro sobre sua vida a partir de hoje tudo de ruim, sua desgraça. Seu ladrão. Babaca!”, teria dito, com dedo em riste, o preparador do North-MG a Zanovelli ao fim do jogo. “Informo que me senti extremamente ofendido e desrespeitado”, também relatou o árbitro.

A polêmica da partida foi no nono minuto dos acréscimos, quando o North-MG vencia por 1 a 0 e, portanto, garantia classificação para o mata-mata do Mineiro. O árbitro sinalizou pênalti para o América-MG. Na primeira cobrança, o goleiro Yago defendeu a batida de Val Soares. Porém, o juiz alegou invasão à grande área dos jogadores northistas e mandou repetir a cobrança. Desta vez, o atacante do Coelho converteu. Depois, o time virou e ficou com a vaga.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A situação revoltou o time do North logo no gramado. Após o apito final, os protestos seguiram. Ao término da partida, o volante Guilherme Camacho foi expulso junto do preparador físico. Odair Borges, supervisor da equipe, também foi citado por Zanovelli na súmula.
Com a classificação, o América-MG agora se prepara para enfrentar o Atlético-MG na semifinal do Campeonato Mineiro. Na outra chave, Pouso Alegre e Cruzeiro também disputam uma vaga na final do Estadual.
Outras relatos curiosos na súmula de América-MG x North
A primeira expulsão destacada por Zanovelli é de Guilherme Camacho. Ao fim da partida, com dedo em riste, teria dito: “Você é um vagabundo, vagabundo! É um ladrão. Eliminou a gente, seu ladrão.”
Leia mais: Ex-Flamengo e Corinthians é anunciado por clube da Premier League
Em relação ao supervisor Odair Borges Neto, Zanovelli citou na súmula que o representante do North disse: “Você está de sacanagem com a gente, estragou o nosso trabalho. Você não vai dormir hoje, pois você roubou a gente. Você sacaneou a gente. Queria ver fazer isso se fosse ao contrário. Ladrão!“

A súmula, vale lembrar, é um documento oficial levado em consideração não só pela Federação Mineira de Futebol (FMF) como pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Caso o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) resolva investigar o caso, terá como material o relato de Zanovelli.
