Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueCarnaval do Rio: veja a ordem dos desfiles das...

Carnaval do Rio: veja a ordem dos desfiles das escolas do Grupo Especial

Neste domingo (15/02) acontece a primeira noite dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Neste domingo (15/02) acontece a primeira noite dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Desde o ano passado, o desfile das 12 escolas na Marquês de Sapucaí é dividido em três noites, e segue até terça-feira (17/02).

Confira os sambas-enredos de cada uma das 12 escolas e a ordem dos três dias de desfile.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Domingo (15/02)

Acadêmicos de Niterói

A Acadêmicos de Niterói traz o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, em uma homenagem ao presidente três vezes eleito no país.

A escola estreia no Grupo Especial contando a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva, com foco em sua origem como retirante nordestino, sua vida de operário e sua ascensão política.

Imperatriz Leopoldinense

O enredo “Camaleônico”, da Imperatriz, é uma homenagem vibrante a Ney Matogrosso. A proposta explora a capacidade do artista de se reinventar, sua estética ousada e sua importância para a cultura brasileira.

Portela

Enquanto isso, a maior campeã do Rio desvia do eixo tradicional Rio-Bahia para contar a história do Príncipe Custódio e a formação do Batuque no Rio Grande do Sul, exaltando a ancestralidade negra no Sul do país com o enredo “O Mistério do Príncipe do Bará”.

Estação Primeira de Mangueira

Em celebração à vida de Mestre Sacaca, curandeiro e guardião dos mistérios da floresta, a Mangueira exalta, no enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, a cultura do Amapá e a medicina tradicional da Amazônia.

Segunda-feira (16/02)

Mocidade Independente de Padre Miguel

Com o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, a Mocidade Independente de Padre Miguel celebra a “Rainha do Rock” brasileiro, destacando sua irreverência, pioneirismo feminino e legado musical.

Beija-Flor de Nilópolis

A soberana de Nilópolis mergulha nas raízes da Bahia para contar a história do Bembé do Mercado com o enredo “Bembé”, uma das celebrações mais antigas e importantes de matriz africana, realizada em Santo Amaro (BA).

Unidos do Viradouro

Diferentemente das demais escolas, a Viradouro presta homenagem ao próprio mundo do samba, celebrando a carreira do lendário Mestre Ciça, o mestre de bateria mais antigo em atividade e um ícone do ritmo na Sapucaí. O enredo se chama “Pra Cima, Ciça!”.

Unidos da Tijuca

A escola do Borel leva para a avenida a vida e a obra da escritora Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de Despejo”, exaltando sua literatura periférica e sua potência como mulher negra.

Terça-feira (17/02)

Paraíso do Tuiuti

A escola de São Cristóvão aborda a religiosidade com “Lonã Ifá Lukumi”, explorando as tradições de Ifá e a conexão espiritual entre os povos de matriz africana, com foco na vertente Lukumi.

Unidos de Vila Isabel

O enredo da Vila Isabel é “Macumbembê, samborembá: sonhei que um sambista sonhou a África”, uma narrativa poética que propõe uma viagem imaginária de um sambista à África, misturando raízes ancestrais com a vivência do samba carioca.

Acadêmicos do Grande Rio

“Caxias, chegou a hora de seus mangueboys e manguegirls” é uma homenagem aos 60 anos de nascimento de Chico Science, um dos fundadores do manguebeat e vocalista do Nação Zumbi.

Acadêmicos do Salgueiro

O Salgueiro encerra o Carnaval com uma homenagem lúdica à escritora de livros infantis Sylvia Orthof, mergulhando em seu universo de imaginação com o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Marcelo, Samira e Solange Couto disputam 5º Paredão do BBB 26 após dinâmica

Marcelo, Samira e Solange Couto disputam 5º Paredão do BBB 26 após dinâmica

Os três participantes enfrentam a votação popular depois da prova Bate e Volta salvar Alberto, Breno e Jordana
Foto: Reprodução/Instagram/Marina Sena

Marina Sena arrasta 400 mil foliões na estreia do Bloco Marinada em BH

Por conta do trânsito congestionado e do grande volume de pessoas, a cantora mineira fez parte do trajeto a pé até o bloco
Carla Perez “vira” Xuxa ao encerrar trajetória à frente do Bloco Algodão Doce

Carla Perez “vira” Xuxa ao encerrar trajetória à frente do Bloco Algodão Doce

Dançarina realizou seu último desfile no Carnaval de Salvador caracterizada como a Rainha dos Baixinhos
Em sua segunda edição, Bloco da 89 reúne 30 mil foliões fãs de rock

Em sua segunda edição, Bloco da 89 reúne 30 mil foliões fãs de rock

Evento organizado pela Rádio Rock contou com shows de artistas nacionais do gênero musical, como Badauí e Supla