Mocidade Independente, Beija-Flor, Unidos da Viradouro e Unidos da Tijuca apresentam seus enredos na Marquês de Sapucaí nesta segunda-feira (16), a partir das 22h, na segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval 2026 no Rio de Janeiro. As agremiações trazem homenagens a personalidades como Rita Lee, Carolina Maria de Jesus e Mestre Cissa, além de celebrações culturais brasileiras.
Os desfiles desta noite dão sequência à programação carnavalesca que teve início no domingo (15/02), quando Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira abriram as apresentações do Grupo Especial. A programação do Carnaval carioca ainda inclui uma terceira noite para completar o ciclo de desfiles, na terça-feira (17/02).
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Ordem dos desfiles
A Mocidade Independente de Padre Miguel abre a noite com o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”. A escola retratará a trajetória da cantora desde seu nascimento, passando pela fase na banda Os Mutantes, pela Tropicália, período psicodélico e carreira solo.
Na sequência, a Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Carnaval Carioca, apresentará um enredo sobre o Bembé do Mercado, festa do Recôncavo Baiano considerada Patrimônio Imaterial do Brasil. O Bembé possui 130 anos de história e é reconhecido como a maior festa de candomblé do mundo.
A Unidos da Viradouro, de Niterói, será a terceira escola a cruzar a avenida. A agremiação homenageará Mestre Cissa, importante nome da história do samba carioca. Com 80 anos de idade e décadas dedicadas ao ritmo, o mestre estará presente no desfile à frente dos ritmistas.
A Unidos da Tijuca fechará as apresentações com um enredo em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. A escola contará a história da autora nascida no interior de Minas Gerais que se mudou para São Paulo, onde trabalhou como catadora de lixo e iniciou sua trajetória literária ao encontrar cadernos descartados.
Os desfiles desta segunda-feira têm como característica principal as homenagens a figuras importantes da cultura brasileira. A escolha dos temas reflete a tradição do carnaval carioca de valorizar personalidades e manifestações culturais do Brasil através das apresentações.
Veja o enredo das escolas que desfilam nesta noite no Rio
Mocidade Independente de Padre Miguel
Com o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, a Mocidade Independente de Padre Miguel celebra a “Rainha do Rock” brasileiro, destacando sua irreverência, pioneirismo feminino e legado musical.
Beija-Flor de Nilópolis
A soberana de Nilópolis mergulha nas raízes da Bahia para contar a história do Bembé do Mercado com o enredo “Bembé”, uma das celebrações mais antigas e importantes de matriz africana, realizada em Santo Amaro (BA).
Unidos do Viradouro
Diferentemente das demais escolas, a Viradouro presta homenagem ao próprio mundo do samba, celebrando a carreira do lendário Mestre Ciça, o mestre de bateria mais antigo em atividade e um ícone do ritmo na Sapucaí. O enredo se chama “Pra Cima, Ciça!”.
Unidos da Tijuca
A escola do Borel leva para a avenida a vida e a obra da escritora Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de Despejo”, exaltando sua literatura periférica e sua potência como mulher negra.
