Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEntretenimentoCarnaval do Rio: veja a ordem da 2ª noite...

Carnaval do Rio: veja a ordem da 2ª noite de desfiles das escolas do Grupo Especial

As agremiações trazem homenagens a personalidades como Rita Lee, Carolina Maria de Jesus e Mestre Cissa

Mocidade Independente, Beija-Flor, Unidos da Viradouro e Unidos da Tijuca apresentam seus enredos na Marquês de Sapucaí nesta segunda-feira (16), a partir das 22h, na segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval 2026 no Rio de Janeiro. As agremiações trazem homenagens a personalidades como Rita Lee, Carolina Maria de Jesus e Mestre Cissa, além de celebrações culturais brasileiras.

Os desfiles desta noite dão sequência à programação carnavalesca que teve início no domingo (15/02), quando Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira abriram as apresentações do Grupo Especial. A programação do Carnaval carioca ainda inclui uma terceira noite para completar o ciclo de desfiles, na terça-feira (17/02).

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Ordem dos desfiles

A Mocidade Independente de Padre Miguel abre a noite com o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”. A escola retratará a trajetória da cantora desde seu nascimento, passando pela fase na banda Os Mutantes, pela Tropicália, período psicodélico e carreira solo.

Na sequência, a Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Carnaval Carioca, apresentará um enredo sobre o Bembé do Mercado, festa do Recôncavo Baiano considerada Patrimônio Imaterial do Brasil. O Bembé possui 130 anos de história e é reconhecido como a maior festa de candomblé do mundo.

A Unidos da Viradouro, de Niterói, será a terceira escola a cruzar a avenida. A agremiação homenageará Mestre Cissa, importante nome da história do samba carioca. Com 80 anos de idade e décadas dedicadas ao ritmo, o mestre estará presente no desfile à frente dos ritmistas.

A Unidos da Tijuca fechará as apresentações com um enredo em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. A escola contará a história da autora nascida no interior de Minas Gerais que se mudou para São Paulo, onde trabalhou como catadora de lixo e iniciou sua trajetória literária ao encontrar cadernos descartados.

Os desfiles desta segunda-feira têm como característica principal as homenagens a figuras importantes da cultura brasileira. A escolha dos temas reflete a tradição do carnaval carioca de valorizar personalidades e manifestações culturais do Brasil através das apresentações.

Veja o enredo das escolas que desfilam nesta noite no Rio

Mocidade Independente de Padre Miguel

Com o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, a Mocidade Independente de Padre Miguel celebra a “Rainha do Rock” brasileiro, destacando sua irreverência, pioneirismo feminino e legado musical.

Beija-Flor de Nilópolis

A soberana de Nilópolis mergulha nas raízes da Bahia para contar a história do Bembé do Mercado com o enredo “Bembé”, uma das celebrações mais antigas e importantes de matriz africana, realizada em Santo Amaro (BA).

Unidos do Viradouro

Diferentemente das demais escolas, a Viradouro presta homenagem ao próprio mundo do samba, celebrando a carreira do lendário Mestre Ciça, o mestre de bateria mais antigo em atividade e um ícone do ritmo na Sapucaí. O enredo se chama “Pra Cima, Ciça!”.

Unidos da Tijuca

A escola do Borel leva para a avenida a vida e a obra da escritora Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de Despejo”, exaltando sua literatura periférica e sua potência como mulher negra.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Luisa Mell participa de desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel, no Carnaval do Rio de Janeiro, na Sapucaí e se emociona com homenagem ao Cão Orelha (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Luisa Mell estreia na Sapucaí em homenagem a Rita Lee e celebra tributo ao cão Orelha na Mocidade

Ativista desfilou na ala “Amigos da Rita” e se emocionou com alegoria dedicada ao cachorro morto em Florianópolis; escola abriu mão de penas em respeito ao legado da cantora
Show do DJ Alok, no Marco Zero durante o Carnaval no Recife. (Foto: Reprodução/Instagram/Carnaval Recife)

DJ Alok agita multidão no Marco Zero com show de efeitos especiais durante carnaval do Recife

Apresentação do artista integrou programação que incluiu Maestro Forró, Seu Jorge e Nação Zumbi na capital pernambucana, atraindo público de todas as idades para o principal polo carnavalesco
Luisa Sonza em cima do trio durante bloco em Belo Horizonte

Luísa Sonza interrompe show para defender mulher ameaçada em bloco de carnaval em BH

Cantora confrontou homem que aparentemente intimidava foliona durante bloco na região Centro-Sul da capital mineira
Cantor Bell Marques durante sua apresentação no Bloco Camaleão

Filhos de Gandhy cobram Bell Marques por atraso de trio no Carnaval da Bahia

Representante do tradicional grupo questionou publicamente o cantor momentos antes do desfile do Bloco Camaleão