Luiz Antônio Feliciano Marcondes, conhecido como Neguinho da Beija-Flor, desfilou pela primeira vez como baluarte da escola de samba de Nilópolis na madrugada desta terça-feira (17/02). A mudança ocorreu após sua aposentadoria como intérprete oficial no carnaval de 2025, encerrando um ciclo de 50 anos à frente do carro de som da agremiação.
O sambista apareceu no Setor 1 da Avenida Marquês de Sapucaí com uma faixa de baluarte no peito. Em vez de comandar o canto da escola, como fazia anteriormente, ele apresentou a agremiação ao lado do patrono Aniz Abraão David, conhecido como Anísio.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Neguinho anunciou sua aposentadoria como intérprete em novembro de 2024, aos 75 anos. Sua despedida do microfone oficial aconteceu no carnaval de 2025, quando a Beija-Flor conquistou seu 15º título.
Ao pisar na Sapucaí na noite de segunda-feira, Neguinho foi ovacionado pelo público, demonstrando o reconhecimento por sua contribuição ao carnaval carioca.
Para encontrar os sucessores de Neguinho, a Beija-Flor realizou um processo seletivo no formato de concurso-reality com 12 candidatos. O resultado foi a escolha de dois vencedores: Ninno do Milênio e Jéssica Martin, ambos com 36 anos.
“Quando eu estava querendo entrar para o samba, vi Jamelão, Martinho da Vila, vi o Abílio Martins, o Aroldo Melodia, e pensei: será que um dia vou realizar esse sonho de estar perto desses personagens? E graças a Deus meu objetivo foi alcançado. Dividi palco muitas vezes com Martinho, Jamelão, com meus ídolos”, disparou Neguinho já na dispersão da Beija-Flor.
“Então cinquenta anos depois, quantos vocês imaginam que sonham em ser o Neguinho da Beija-Flor, em ser um Xande de Pilares, Zeca Pagodinho. Chegou a hora de dar oportunidade para quem sonhava em ser um dia chegar aonde a gente chegou”, concluiu.
Os novos intérpretes foram selecionados pelo próprio Neguinho, que integrou o júri do concurso. A decisão de dividir o posto ocorreu após os dois empatarem com nota máxima nas seletivas.
Ninno e Jéssica já haviam cantado no carro de som e compartilhado o microfone com Neguinho em ocasiões anteriores. Agora, assumem juntos a responsabilidade de comandar o tradicional grito de guerra da escola.
Leia mais: Mocidade Independente homenageia Rita Lee na Sapucaí com presença do viúvo Roberto de Carvalho
