Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoReferência em direitos civis nos EUA, Jesse Jackson morre...

Referência em direitos civis nos EUA, Jesse Jackson morre aos 84 anos

Líder negro e ex-candidato presidencial pelo Partido Democrata faleceu nesta terça-feira; causa da morte ainda não foi revelada

Jesse Jackson, figura proeminente do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos e ex-candidato presidencial pelo Partido Democrata, faleceu aos 84 anos. A morte ocorreu nesta terça-feira (17/02), conforme comunicado divulgado pela família. O pastor batista, que foi aliado próximo de Martin Luther King Jr., dedicou sua vida à luta contra a discriminação racial.

A família informou que Jackson morreu pacificamente na manhã desta terça-feira, cercado por seus entes queridos. O comunicado não especifica a causa do falecimento.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Nascido e criado no sul segregado dos Estados Unidos, Jackson estabeleceu uma relação próxima com Martin Luther King Jr., tornando-se uma das principais vozes na defesa dos direitos civis. Sua atuação abrangeu desde negociações diplomáticas até missões humanitárias em território americano.

Na política, Jackson disputou duas vezes a indicação presidencial pelo Partido Democrata. Seu trabalho incluiu campanhas presidenciais nos anos 1980 e a mobilização de milhões de americanos para o registro eleitoral.

Leia mais: Irã afirma que acordos com EUA podem envolver energia, mineração e aeronaves

“Nosso pai foi um líder servidor — não apenas para nossa família, mas para os oprimidos, os sem voz e os esquecidos ao redor do mundo”, afirmou a família Jackson no comunicado. “Nós o compartilhamos com o mundo e, em troca, o mundo tornou-se parte de nossa família estendida. Sua crença inabalável na justiça, na igualdade e no amor elevou milhões de pessoas, e pedimos que honrem sua memória continuando a luta pelos valores que ele viveu.”

O reverendo Jackson deixa a esposa, Jacqueline; os filhos Santita, Jesse Jr., Jonathan, Yusef e Jacqueline; a filha Ashley Jackson; e netos. Ele foi precedido na morte por sua mãe, Helen Burns Jackson; seu pai, Noah Louis Robinson; e seu padrasto, Charles Henry Jackson.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Departamento de Segurança Interna dos EUA

Porta-voz de Segurança de Trump deixa cargo sob crise na imigração

A porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA Tricia McLaughlin deixará o órgão, disseram dois funcionários do governo Trump à Reuters
O Irã e os EUA iniciaram uma nova rodada de negociações por um acordo nuclear nesta terça-feira (17/02)

EUA e Irã avançam em negociações para acordo nuclear após reunião de três horas em Genebra

Ministro iraniano Abbas Araqchi confirma progressos com EUA, mas mantém cautela sobre conclusão imediata das tratativas mediadas por Omã
Avião na pista do aeroporto de Guarulhos

Passageira de voo abortado relata pânico no avião durante e após evacuação

Avião da Latam com destino a Lisboa atrasou devido a drones na pista e depois foi abortado por problemas no motor
Teatro Sannazaro pegou fogo em Nápoles, na Itália, nesta terça-feira (17/02)

Teatro de 1847 é destruído em incêndio na Itália

Teatro Sannazaro era um dos mais tradicionais de Nápoles, na Itália, e contava com estrutura de madeira; 22 apartamentos também precisaram ser evacuados