Torcedores jovens do Benfica foram flagrados realizando gestos racistas para provocar o jogador brasileiro Vinicius Júnior durante a partida entre o clube português e o Real Madrid, no Estádio da Luz, válida pela repescagem da Champions League. Os adeptos benfiquistas aparecem nas imagens imitando macacos – tanto por gestos quanto por som.
Até o momento da publicação desta matéria, os torcedores que aparecem nas imagens não foram identificados e o Benfica não informou se está tomando qualquer medida neste sentido.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
O comportamento discriminatório teria ocorrido também dentro de campo; Vini denunciou à arbitragem que ouviu insultos racistas proferidos pelo argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, durante a partida, após o brasileiro marcar um gol e comemorar próximo à bandeira de escanteio.
O árbitro francês Benoît Bastien seguiu os procedimentos estabelecidos ao ser informado sobre o ocorrido. Ele convocou os capitães das duas equipes, Otamendi (Benfica) e Valverde (Real), para comunicar que o incidente seria registrado na súmula oficial da partida. Antes de reportar os insultos ao árbitro, Vinícius recebeu cartão amarelo pela comemoração do gol.
Leia mais: Benfica e Prestianni negam acusações de racismo contra Vini Jr. na Champions League
Tanto Prestianni quanto o Benfica rejeitaram as acusações. O atleta de 20 anos publicou uma mensagem no Instagram onde diz que “em nenhum momento” quis proferir palavras racistas contra Vinícius Júnior, dizendo “que infelizmente [Vini] interpretou mal o que acredita ter ouvido”.
O Benfica, por sua vez, publicou em sua conta oficial no X um vídeo com a intenção de argumentar que Vinícius, bem como seus colegas de equipe, estavam distantes demais para ouvir o que Prestianni disse. Em outra publicação, o clube postou uma foto de Prestianni com a legenda “Juntos ao seu lado”.
Na zona mista após a partida, Kylian Mbappé, companheiro de time de Vini, afirmou que viu “claramente” o insulto, afirmando que “o número 25 [Prestianni] disse cinco vezes” que o brasileiro “é um macaco”.
Mbappé declarou que “um jogador assim não merece jogar mais a Champions” e cobrou a UEFA para que aplique as punições necessárias, sem “dizer que não aconteceu nada”.
