Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteEm vídeo, torcedores do Benfica são flagrados fazendo gestos...

Em vídeo, torcedores do Benfica são flagrados fazendo gestos racistas contra Vini Jr.

Clube português não informou se tomará medidas para identificar os indivíduos; atacante brasileiro denunciou ataques racistas também de atletas

Torcedores jovens do Benfica foram flagrados realizando gestos racistas para provocar o jogador brasileiro Vinicius Júnior durante a partida entre o clube português e o Real Madrid, no Estádio da Luz, válida pela repescagem da Champions League. Os adeptos benfiquistas aparecem nas imagens imitando macacos – tanto por gestos quanto por som.

Até o momento da publicação desta matéria, os torcedores que aparecem nas imagens não foram identificados e o Benfica não informou se está tomando qualquer medida neste sentido.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O comportamento discriminatório teria ocorrido também dentro de campo; Vini denunciou à arbitragem que ouviu insultos racistas proferidos pelo argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, durante a partida, após o brasileiro marcar um gol e comemorar próximo à bandeira de escanteio.

O árbitro francês Benoît Bastien seguiu os procedimentos estabelecidos ao ser informado sobre o ocorrido. Ele convocou os capitães das duas equipes, Otamendi (Benfica) e Valverde (Real), para comunicar que o incidente seria registrado na súmula oficial da partida. Antes de reportar os insultos ao árbitro, Vinícius recebeu cartão amarelo pela comemoração do gol.

Leia mais: Benfica e Prestianni negam acusações de racismo contra Vini Jr. na Champions League

Tanto Prestianni quanto o Benfica rejeitaram as acusações. O atleta de 20 anos publicou uma mensagem no Instagram onde diz que “em nenhum momento” quis proferir palavras racistas contra Vinícius Júnior, dizendo “que infelizmente [Vini] interpretou mal o que acredita ter ouvido”.

O Benfica, por sua vez, publicou em sua conta oficial no X um vídeo com a intenção de argumentar que Vinícius, bem como seus colegas de equipe, estavam distantes demais para ouvir o que Prestianni disse. Em outra publicação, o clube postou uma foto de Prestianni com a legenda “Juntos ao seu lado”.

Na zona mista após a partida, Kylian Mbappé, companheiro de time de Vini, afirmou que viu “claramente” o insulto, afirmando que “o número 25 [Prestianni] disse cinco vezes” que o brasileiro “é um macaco”.

Mbappé declarou que “um jogador assim não merece jogar mais a Champions” e cobrou a UEFA para que aplique as punições necessárias, sem “dizer que não aconteceu nada”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

João Fonseca e Marcelo Melo vencem dupla argentina e avançam às semifinais do Rio Open

João Fonseca e Marcelo Melo vencem dupla argentina e avançam às semifinais do Rio Open

Dupla brasileira venceu Molteni e Gonzalez por 6/4 e 6/0 e aguardam adversários para próxima fase da competição
Especialista explica lesão de Yuri Alberto e indica data de retorno ao Corinthians

Especialista explica lesão de Yuri Alberto e indica data de retorno ao Corinthians

Em entrevista à TMC, especialista da Sonafe destacou que Yuri Alberto pode se recuperar antes do previsto e ficar à disposição do Corinthians
Yago Melo fez toda sua formação no Flamengo e vai defender o Corinthians a partir de 2026

Corinthians avança por contratação de zagueiro do Flamengo

Zagueiro de 19 anos chega sem custos ao Corinthians e deve assinar contrato válido por três anos
Cauly dá entrevista em sua apresentação no São Paulo

Apresentado, Cauly se sente pronto para estrear: “me sinto muito bem”

Novo camisa 80 do São Paulo está à disposição de Hernan Crespo e pode estrear diante do Bragantino