Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioOriginais TMCPondé fala sobre carreira, paternidade e expectativas no Imprevista

Pondé fala sobre carreira, paternidade e expectativas no Imprevista

Filósofo conversou com a apresentadora Joana Treptow no segundo episódio do novo podcast da TMC

Luiz Felipe Pondé é o convidado da vez do podcast Imprevista, que vai ao ar nesta quinta-feira (19/02) no YouTube da TMC e plataformas digitais. Colunista da TMC, Pondé também é escritor, ensaísta e professor universitário, e participa de uma conversa aprofundada conduzida pela jornalista Joana Treptow.

No episódio, Joana Treptow e Pondé exploram temas contemporâneos e discutem ideias que dialogam com comportamento, sociedade e pensamento crítico

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Entre reflexões sobre ceticismo, esperança e religião, Luiz Felipe Pondé relembra uma das experiências mais marcantes que já viveu, ao contar que um leitor desistiu de atentar contra a própria vida após ler um texto seu.

“Eu nunca esqueci, foi um e-mail impactante. Era basicamente assim: ‘eu ia me matar, depois que eu li sua coluna eu mudei de ideia’.”

O relato serve como ponto de partida para que o filósofo aprofunde sua visão sobre a forma como se comunica com o público. Segundo ele, sua escrita nunca teve a intenção de oferecer respostas fáceis, mas sim de estabelecer um diálogo honesto, capaz de reconhecer as angústias verdadeiras e humanas.

“Eu trato as pessoas como adultas. Falo com elas sem querer enganá-las, oferecer uma solução pronta. E por quê? Estamos todos em um barco onde há desespero, dúvida, insegurança e a necessidade de esperança. E, apesar de eu produzir desconforto, acaba sendo, de uma forma estranha, acolhedor conversar com alguém que não te engana, que não pretende te enganar.”

Na sequência da conversa, o filósofo amplia a reflexão para o campo das relações familiares, especialmente sobre as expectativas projetadas na paternidade. Para ele, a tentativa de controlar integralmente a formação emocional e moral de uma criança revela mais sobre as ansiedades dos pais do que sobre as reais necessidades do indivíduo em desenvolvimento.

“Os filhos nunca são plenamente o que você imaginou que iam ser. Hoje isso é muito forte, pior que na minha geração, achar que você vai encontrar o jeito certo de educar os filhos. A pior coisa que pode existir para uma criança é que os pais a tenham como um projeto: ‘eu quero que meu filho tenha só bons sentimentos’. Qualquer pessoa que tenha só bons sentimentos, ou ela é mentirosa, ou ela é doente.”

O segundo episódio do Imprevista com Joana Treptow vai ao ar quinta-feira (19/02) às 11h, no YouTube da TMC e plataformas digitais.

Leia mais: Luísa Sonza abre o jogo sobre carreira em estreia do podcast Imprevista na TMC

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

“Cidade é Sua” explica os avanços e desafios da construção do Túnel Santos-Guarujá

“Cidade é Sua” explica os avanços e desafios da construção do Túnel Santos-Guarujá

Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos, e o prefeito de Santos, Rogério Santos, são entrevistados no programa "A Cidade é Sua", da TMC
Moedas de real dentro de uma tigela

Por que empresas quebram vendendo muito? “Dinheiro TMC” explica a importância do capital de giro

Com apresentação de Estela Ribeiro e comentários da especialista Bruna Allemann, a atração traduz o "economês" para o dia a dia
Corre TMC: maratonista e comunicador, Ricardo Hirsch fala sobre sua trajetória na corrida

Corre TMC: maratonista e comunicador, Ricardo Hirsch fala sobre sua trajetória na corrida

O maratonista e comunicador Ricardo Hirsch participou do programa Corre TMC, apresentado por Mirelle Moschella e André Galvão. Autor...
Duas mulheres estão sentadas em um sofá cinza, conversando e segurando microfones com a marca TMC — um microfone verde (à esquerda) e um laranja (à direita).

Luísa Sonza abre o jogo sobre carreira em estreia do podcast Imprevista na TMC

A cantora participou do primeiro episódio do programa de Joana Treptow, lançado nesta quinta-feira (12/02), onde falou sobre versatilidade musical e como aprendeu a lidar com críticas