Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaBolsonaro indica Carlos e Carol de Toni em SC...

Bolsonaro indica Carlos e Carol de Toni em SC e gera impasse no PL catarinense

Governador Jorginho Mello defendia manter vaga para ampliar alianças no estado

A definição do ex-presidente Jair Bolsonaro para as eleições ao Senado em Santa Catarina alterou o cenário político no estado e gerou ruídos dentro do próprio PL. Segundo aliados, Bolsonaro defende que o partido lance a deputada federal Carol de Toni e o ex-vereador Carlos Bolsonaro, seu filho, como candidatos às duas vagas que estarão em disputa em 2026.

A sinalização foi transmitida a parlamentares e dirigentes da legenda. O líder do PL no Senado, Carlos Portinho, afirmou que Bolsonaro considera o cenário catarinense “resolvido” com a composição da dupla. Em outubro, cada estado elegerá dois senadores.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A decisão contraria a estratégia defendida pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que pretende disputar a reeleição. O grupo político do governador vinha trabalhando para manter uma das vagas ao Senado em aberto, com o objetivo de negociar alianças com partidos como PP e União Brasil.

Com a escolha, o senador Esperidião Amin, do PP, que planeja tentar a reeleição, pode ficar sem o apoio do grupo bolsonarista. Diante do novo cenário, lideranças do Progressistas avaliam alternativas: manter aliança com o PL, lançar candidatura própria ou apoiar um adversário.

O debate também envolve a federação entre PP e União Brasil. Em Santa Catarina, o deputado Fabio Schiochet, coordenador da federação, já defendeu que o grupo considere uma composição com o PSD, partido do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, pré-candidato ao governo estadual.

Nos bastidores, a movimentação de Bolsonaro também é vista como tentativa de conter uma possível saída de Carol de Toni do PL. Sem garantia de espaço na chapa, a deputada chegou a sinalizar que poderia buscar outra legenda para viabilizar sua candidatura. A definição pública do ex-presidente reforça seu apoio e tende a reduzir esse risco.

Além dos efeitos estaduais, a decisão tem impacto nas articulações nacionais do partido. O senador Flávio Bolsonaro, apontado como pré-candidato à Presidência, tenta ampliar alianças com partidos do centro-direita. A oferta de espaço a nomes como Esperidião Amin poderia facilitar negociações.

Leia mais: “Inacreditável”, diz Carlos Bolsonaro sobre condição do pai na Papudinha

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Jair Bolsonaro durante durante gravação do programa do PL Jovem

Moraes libera agenda de aliados do PL com Jair Bolsonaro na Papudinha

Ex-presidente cumpre pena de 27 anos e 3 meses e receberá parlamentares e aliados entre 11/03 e 25/03
Alexandre de Moraes

PF intima presidente da Unafisco para depor após críticas à operação de Moraes

Kleber Cabral deve depor nesta sexta-feira (20/02) às 15h (de Brasília) após questionar operação contra auditor fiscal da Receita Federal do Brasil
O ministro André Mendonça em audiência de contextualização no STF

Mendonça reduz sigilo e retoma fluxo normal da PF em inquérito do Banco Master

Ministro autoriza perícias e depoimentos segundo normas internas da PF e determina que novas investigações dependam de sua análise prévia
Hugo Motta e Guilherme Derrite na Mesa Diretora da Câmara

Hugo Motta mantém Derrite como relator do PL Antifacção e Câmara retoma análise

Projeto integra pacote do governo Lula contra o crime organizado e pode ser votado na próxima semana