O Lanús venceu o Flamengo por 1 a 0 nesta quinta-feira (19), no Estádio Néstor Díaz Pérez, conhecido como La Fortaleza, em Buenos Aires, pelo jogo de ida da final da Recopa Sul-Americana. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Rodrigo Castillo, já na reta final do segundo tempo.
O resultado dá vantagem ao time argentino para o confronto de volta, marcado para 26/02, às 21h30, no Maracanã. Com a derrota, o Fla precisará vencer por dois gols de diferença para conquistar o título no tempo normal. Em caso de vitória por um gol, a decisão irá para os pênaltis.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O Flamengo teve dificuldades ofensivas na etapa inicial, especialmente atuando sem um centroavante de ofício. Pedro começou no banco, e o técnico Filipe Luís apostou em maior mobilidade no setor ofensivo.
O Lanús chegou a balançar as redes aos 10 minutos, com Castillo, mas o gol foi anulado por impedimento. A melhor oportunidade do Rubro-Negro saiu com Everton Cebolinha, que finalizou dentro da área, mas parou no goleiro Losada.
A primeira etapa terminou sem gols e com equilíbrio, embora o time argentino tenha mostrado mais intensidade nas disputas pelo alto e nas bolas longas. No segundo tempo, o time rubro-negro passou a acionar mais o ataque após a entrada de Pedro. Ainda assim, encontrou dificuldades para transformar posse de bola em chances claras.
O Lanús voltou a marcar com Castillo, mas novamente o lance foi anulado por impedimento, confirmado pelo sistema de impedimento semiautomático. Aos 31 minutos da etapa final, porém, o gol valeu. Após cruzamento pela esquerda, Castillo se antecipou à defesa e cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar.
Na sequência, o Flamengo teve dificuldades para reagir e viu o Lanús administrar a vantagem até o apito final. Além da desvantagem na decisão continental, o Mengão carrega a derrota na Supercopa do Brasil nesta temporada, para o Corinthians, o que amplia a pressão por uma resposta no jogo de volta.
Leia mais: Corinthians bate Athletico-PR com golaço de Rodrigo Garro
Antes da partida decisiva da Recopa, o Rubro-Negro ainda tem compromisso pelo Campeonato Carioca, pelas semifinais, no domingo.
