A atriz Luana Piovani voltou a criticar publicamente a influenciadora Virginia Fonseca nesta sexta-feira (20/02). Desta vez, a cobrança foi sobre o posicionamento da empresária diante do episódio de racismo denunciado pelo jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid.
Segundo Piovani, Virginia — que soma mais de 50 milhões de seguidores nas redes sociais — deveria ter se manifestado de forma mais direta sobre o caso. A atriz compartilhou nos stories do Instagram uma publicação que questionava o silêncio da influenciadora.
“A mulher tem mais de 50 milhões de seguidores. Uma frase sobre o caso, um posicionamento simples e objetivo atingiria muita gente”, dizia o texto repostado por Piovani.
A crítica ocorre em meio ao histórico de alfinetadas da atriz contra influenciadores digitais, a quem costuma cobrar maior responsabilidade social em pautas consideradas relevantes.
Manifestação na Sapucaí
Embora não tenha feito uma publicação própria sobre o episódio — apenas tenha compartilhado a mensagem escrita por Vinicius Júnior —, Virginia falou sobre o caso durante entrevista na Marquês de Sapucaí, antes de desfilar como rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio.
Na ocasião, ela saiu em defesa do namorado:
“A gente tem que falar sobre a coragem dele, a força por ter passado por tudo isso em campo e continuado. Ele fez um belíssimo jogo, fez o gol da vitória. Eu sou apaixonada por ele. Estou com ele em todo momento e torço por ele sempre”, afirmou.
Denúncia de racismo
O caso ocorreu na terça-feira (17/2), durante a vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o Benfica, em partida válida pela Champions League, no Estádio da Luz, em Lisboa.
Após marcar o gol da vitória, Vinicius Júnior afirmou ter sido alvo de ofensas racistas. Segundo o brasileiro, um jogador argentino da equipe adversária teria o chamado de “macaco”. O atacante Kylian Mbappé, companheiro de equipe, disse ter ouvido a ofensa ser repetida cinco vezes.
O atleta acusado negou as declarações.
“Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas contra o jogador Vinicius Junior, que infelizmente interpretou mal o que pensou ter ouvido. Nunca fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid”, afirmou.
O episódio gerou repercussão internacional e reacendeu o debate sobre racismo no futebol europeu.
