Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoLula defende união com Índia para evitar nova guerra...

Lula defende união com Índia para evitar nova guerra fria entre potências globais

Presidente brasileiro discursou ao lado do primeiro-ministro Narendra Modi em Nova Délhi e assinou acordo sobre minerais críticos e terras raras estratégicos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (21/02) que Brasil e Índia devem trabalhar juntos para fortalecer o Sul Global e evitar “uma guerra fria entre duas potências”.

A declaração foi feita durante visita oficial a Nova Délhi, onde Lula discursou ao lado do primeiro-ministro indiano Narendra Modi. Os dois países assinaram acordo sobre minerais críticos e terras raras.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Lula destacou as semelhanças entre as duas nações: “Nós temos na Índia um país com muitas similaridades. Apesar da diferença de quantidade de habitantes, vários dos nossos problemas são similares, nossos conhecimentos científicos e tecnológicos estão próximos e, se nós trabalharmos juntos, a gente vai fortalecer a relação bilateral Brasil-Índia”.

O presidente brasileiro também afirmou: “No marco da Aliança Global para Biocombustíveis, nossos países estão assegurando o devido espaço para essa tecnologia na agenda climática e energética global”.

Brasil e Índia formalizaram um pacto sobre minerais críticos e terras raras durante o encontro. Modi anunciou a assinatura do acordo e destacou que a parceria representa “um passo importante para construir cadeias de suprimento resilientes”.

O Brasil possui as segundas maiores reservas mundiais desses minerais. Os recursos são essenciais para tecnologias como veículos elétricos, painéis solares, smartphones, motores de jatos e mísseis guiados.

Lula afirmou que o entendimento marca um avanço na parceria estratégica entre os dois países. O presidente brasileiro declarou: “Ampliar os investimentos e a cooperação em matéria de energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje”.

A Índia tem investido na expansão da produção interna, na reciclagem e na diversificação de fornecedores. O objetivo é reduzir a dependência da China em minerais estratégicos.

O Brasil se posiciona como parceiro estratégico nessa área. O acordo reforça a cooperação nas áreas de energia renovável e transição energética.

As trocas comerciais entre Brasil e Índia superaram 15 bilhões de dólares em 2025. O Brasil é o principal parceiro comercial da Índia na América Latina.

Os dois líderes discutiram a ampliação das relações econômicas. Os países estabeleceram a meta de elevar o comércio bilateral a 20 bilhões de dólares até 2030.

Agenda da visita oficial

Lula chegou a Nova Délhi na quarta-feira (18/02) para participar de uma cúpula global sobre inteligência artificial. Neste sábado (21/02), o presidente brasileiro foi recebido com cerimônia oficial.

O presidente prestou homenagens a Mahatma Gandhi. Em seguida, realizou reunião bilateral com Modi na capital indiana.

Após a agenda na Índia, Lula segue para a Coreia do Sul. No país asiático, o presidente brasileiro terá reuniões com o presidente Lee Jae-myung. Lula também participará de um fórum empresarial.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Donald Trump aponta o dedo para repórteres em coletiva de imprensa na Casa Branca

Trump eleva tarifas de importação para 15% após Suprema Corte derrubar tarifaço

Presidente dos EUA anuncia aumento neste sábado, um dia após decisão judicial contrária à política tarifária implementada desde abril de 2025
O líder Ali Khamenei acena para o público

Irã prepara contraproposta enquanto Trump avalia ataque militar

Dois funcionários norte-americanos afirmaram que planejamento militar dos EUA sobre o Irã havia chegado a um estágio avançado
Brasileiro em carro, algemado por agentes do ICE

Brasileiro detido pelo ICE diz a agentes que compraria passagens de volta ao Brasil

Ailton de Souza foi detido enquanto trabalhava; ele está em centro de detenção em Baltimore
Donald Trump discursa ao microfone na Casa Branca

Nova tarifa de Trump entra em vigor na terça-feira e isentará itens exportados pelo Brasil

Medida permanecerá ativa por 150 dias e terá isenção para carne, laranjas e minerais críticos