Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoMudança histórica no Japão: Sanae Takaichi se torna a...

Mudança histórica no Japão: Sanae Takaichi se torna a 1ª mulher a liderar o país

Conservadora e discípula de Shinzo Abe, Takaichi promete estímulos à economia e fortalecimento militar, mas mantém posições contrárias à agenda de igualdade de gênero

O Parlamento japonês elegeu nesta terça-feira (21/10) Sanae Takaichi, de 64 anos, como a nova primeira-ministra do país — a primeira mulher na história do Japão a assumir o cargo. A informação foi confirmada pela agência Associated Press (AP).

Takaichi foi escolhida após vencer, em 4 de outubro, a disputa pela liderança do Partido Liberal Democrata (PLD), legenda conservadora que governa o país quase de forma contínua desde a década de 1950. Na eleição interna, ela derrotou o ex-ministro do Meio Ambiente Shinjirō Koizumi por margem estreita — 54% a 46%. Com isso, sucede Shigeru Ishiba, que renunciou depois de duas derrotas eleitorais desastrosas.

Ex-ministra dos Assuntos Internos e da Segurança Econômica, Takaichi defende uma política fiscal expansionista para estimular a quarta maior economia do mundo. Segundo a AP, deve formar um gabinete com aliados do influente ex-vice-premiê Taro Aso e políticos que a apoiaram na disputa interna do PLD.

A nova primeira-ministra assume sob forte pressão para conter a inflação e apresentar, até o fim de dezembro, um pacote de estímulos capaz de responder ao descontentamento popular.

Perfil e posicionamento político

Considerada discípula do ex-premiê Shinzo Abe, assassinado em 2022, Takaichi tende a seguir sua linha política — reforço militar, crescimento econômico e revisão da Constituição pacifista do pós-guerra.

Apesar de representar um marco histórico para as mulheres no Japão, Takaichi se opõe a avanços nas pautas de igualdade de gênero, como:

  • o casamento entre pessoas do mesmo sexo;
  • a sucessão imperial feminina;
  • e o uso de sobrenomes diferentes por casais.

Notícias que importam para você

Avião da Airbus voando sobre o céu

Airbus anuncia recall de mais de 6 mil aviões após incidente

Maioria das aeronaves da A320 Family tem falha de software e precisam retornar com urgência
Homem branco com idade elevada de terno e gravata vermelha

Trump diz que vai anular atos de Biden assinados com “caneta automática”

Presidente alega que dispositivo foi usado ilegalmente por auxiliares de Biden
Alemanha pressiona UE por flexibilização em metas para fim dos carros a combustão

Alemanha pressiona UE por flexibilização em metas para fim dos carros a combustão

Carta do chanceler Friedrich Merz defende cronograma mais realista para indústria automotiva diante de concorrência chinesa e adoção lenta de elétricos