Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaValdemar na mira do STF: Moraes reabre investigação que...

Valdemar na mira do STF: Moraes reabre investigação que pode colocar presidente do PL na trama golpista

Durante seu voto, Moraes citou Valdemar ao julgar o mérito da denúncia envolvendo Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL) e um dos réus no núcleo 4

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (22), reabrir a investigação que envolve o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, na trama golpista.

A sugestão de reabertura do inquérito foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes durante seu voto que condenou os sete réus que compõem o Núcleo 4 da trama golpista. Três ministros seguiram Moraes na totalidade da conclusão; apenas Luiz Fux foi contra.

Leia mais: Trama golpista: Fux vota para absolver, dispara contra Gilmar e pede pra sair

Valdemar foi indiciado pela Polícia Federal por apoiar e financiar questionamentos acerca da segurança do sistema eleitoral brasileiro, mas acabou ficando fora da denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Durante seu voto, Moraes citou Valdemar ao julgar o mérito da denúncia envolvendo Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL) e um dos réus no núcleo 4.

De acordo com o ministro, Rocha elaborou relatórios falsos sobre o funcionamento das urnas eletrônicas, documentos que teriam sido utilizados pelo PL para embasar o pedido de verificação extraordinária dos votos — ação que levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a aplicar uma multa de R$ 22 milhões ao partido.

Leia mais: Por 4 a 1, STF condena “núcleo das fake news” da trama golpista

O que vem por aí

O ministro considerou parcialmente procedente a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Rocha e defendeu sua condenação por dois crimes: organização criminosa e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Com a decisão desta terça-feira, o Supremo Tribunal Federal determinou a retomada das investigações sobre Valdemar, a fim de apurar se ele também cometeu os mesmos delitos.

Leia mais: Entre 7 e 17 anos: STF define pena dos condenados do Núcleo 4 da trama golpista

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid