Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPF pode interromper emissão de passaporte por falta de...

PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba

Ministério diz que medidas estão sendo adotadas para garantir serviço

A Polícia Federal (PF) pode interromper a emissão de passaportes aos cidadãos brasileiros no fim deste ano por falta de verba orçamentária.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou, nesta sexta-feira (24), por meio de nota, que tem atuado de forma “ativa e coordenada” para assegurar a continuidade das emissões dos documentos pela Polícia Federal, instituição subordinada à pasta federal.

“A pasta acompanha de perto a situação orçamentária e mantém diálogo constante com a área econômica do Governo Federal para viabilizar os recursos necessários à manutenção do serviço,” diz a nota pública.

Esta não é a primeira vez que a emissão do documento de viagens pode ser suspensa. Em junho de 2017 e entre novembro e dezembro de 2022, a Polícia Federal suspendeu a emissão de passaportes também por falta de verba.

O MJSP reforçou que a emissão de passaportes é um serviço essencial ao cidadão brasileiro e que todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção do atendimento à população.

O custo para emitir um passaporte comum, em 2025, é de R$ 257,25 e, em casos específicos, a taxa pode chegar a R$ 514,50.

Por Agência Brasil

Notícias que importam para você

A imagem é uma vista ampla e frontal do edifício principal da Biblioteca Mário de Andrade, mostrando sua arquitetura imponente e o entorno verde, sob luz solar intensa. O prédio é construído em um estilo monumental e clássico, com predomínio de pedra clara ou granito cinza nas fachadas. A entrada principal é marcada por uma grande escadaria que leva a uma plataforma elevada.

Obras roubadas da Biblioteca Mário de Andrade, em SP, são de Portinari e Matisse

Ao todo, foram roubadas 13 gravuras, oito do francês Henri Matisse e cinco, do brasileiro Candido Portinari
A imagem é um plano médio do jogador de futebol Neymar Jr., vestindo a camisa do Santos Futebol Clube, em um momento de interação com o público ou torcida.

Neymar encerra temporada com desabafo sobre saúde mental; futuro no Santos é incerto

Após vitória do Santos contra o Cruzeiro, Neymar destacou a importância de recuperar a saúde mental dele antes de qualquer outra questão
A imagem captura um momento vibrante de um protesto de rua composto majoritariamente por mulheres, carregando cartazes e manifestando-se com forte expressão emocional, provavelmente na Avenida Paulista, devido à densidade e ambiente urbano. O protesto é claramente contra o feminicídio e a misoginia.

Veja fotos dos protestos em SP, RJ e DF após onda de feminicídios que chocaram o país

Atos foram convocados após uma série de feminicídios nas últimas semanas, com destaque para São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro