Navios já navegam pelo Estreito de Ormuz sob plano de retirada da ONU, diz agência

“Os navios já começaram a passar”, disse um porta-voz da Organização Marítima Internacional (OMI), da ONU

Por | Atualizado em
(Foto: REUTERS/Stringer)

Navios já passavam pelo Estreito de Ormuz no âmbito de um plano de retirada recém-lançado pela agência de navegação da ONU, informou um porta-voz nesta quarta-feira (24/06).

“Os navios já começaram a passar”, disse um porta-voz da Organização Marítima Internacional (OMI), da ONU, recusando-se a fornecer detalhes sobre as embarcações que cruzaram o estreito.

Siga o canal da TMC no WhatsApp e receba as últimas notícias

Pelo menos dois navios de granéis sólidos e um navio de carga atravessaram o Estreito de Ormuz no âmbito do plano nas últimas 12 horas, segundo dados de rastreamento de navios da LSEG divulgados nesta quarta-feira.

Pelo menos outros 35 navios comerciais, principalmente de granéis sólidos, cargueiros e porta-contêineres, estavam se preparando para atravessar o estreito, de acordo com dados de rastreamento da LSEG e da MarineTraffic, com base na análise da Reuters sobre os movimentos dos navios.

O esquema, cuja elaboração levou meses, permitirá que centenas de navios com cerca de 11.000 marítimos retidos no Golfo atravessem o Estreito de Ormuz, informou a OMI na terça-feira.

Por Reuters

Ao vivo
São Paulo
Ouça a TMC pelo Brasil
  • 100,1FM São Paulo
  • 101,3FM Rio de Janeiro
  • 100,3FM Curitiba
  • 88,7FM Belo Horizonte
  • 92,7FM Recife
  • 100,1FM Brasília
Notícias que importam para você
Copyright © 2026 CNPJ: 44.060.192/0001-05