Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMPRJ faz perícia independente em vítimas da Operação Contenção

MPRJ faz perícia independente em vítimas da Operação Contenção

Equipe técnico-pericial do Ministério Público do Rio atuou desde o recebimento dos corpos, realizando perícia independente em cumprimento às determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do STF

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Subprocuradoria-Geral de Direitos Humanos e Proteção à Vítima (SUBDH), esteve nesta quinta-feira (30/10), no Instituto Médico-Legal (IML) Afrânio Peixoto, na zona portuária do Rio, para proceder com perícia independente e acolher familiares dos mortos durante a liberação dos corpos das vítimas da Operação Contenção. 

Na última terça-feira (28/10), a operação conjunta das polícias Civil e Militar no complexo de favelas da Penha e do Alemão, resultou em 121 mortes.

Leia mais: IML do Rio identifica 100 dos 121 mortos na Operação Contenção

O MP esteve durante todo o dia nas dependências do IML e do prédio anexo do Detran, onde estavam os familiares das vítimas, junto com a Polícia Técnico-Científica, o Instituto de Pesquisa e Perícia Genética Forense e entidades da sociedade civil, a fim de dar transparência, independência técnica e respeito aos direitos das vítimas e de seus familiares.

A equipe técnico-pericial do MPRJ atuou desde o recebimento dos corpos, realizando perícia independente em cumprimento às determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Supremo Tribunal Federal, no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 635), conhecida como ADPF das Favelas.

A perícia contou com uma equipe de oito profissionais, sob acompanhamento integral de um promotor de Justiça integrante do Ministério Público.

O Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV) manteve contato com entidades da sociedade civil e familiares das vítimas, prestando informações sobre os serviços disponíveis, com ênfase no acolhimento de pessoas enlutadas.

Além disso, ofereceu aos órgãos de Polícia Técnico-Científica a colaboração do Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas (PLID) para identificação de vítimas ainda não reconhecidas, bem como buscou, com esses órgãos, otimizar os fluxos institucionais voltados à identificação e à liberação dos corpos.

Por Agência Brasil

Notícias que importam para você

Pescador é resgatado após naufrágio

Pescador é resgatado após noite à deriva agarrado a porta de geladeira em SC

Homem de 35 anos sobreviveu ao naufrágio em São Francisco do Sul; pai segue desaparecido e corpo encontrado pode ser dele
IPTU: Como contestar o valor e pedir revisão da cobrança?

IPTU: Como contestar o valor e pedir revisão da cobrança?

Processo administrativo junto à prefeitura exige documentação específica e pode ser realizado por canais digitais ou presencialmente
Fachada do Banco Central

BC desiste de recurso contra inspeção do TCU no Banco Master

Decisão ocorreu após reunião entre presidentes das instituições