Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoSudão enfrenta a maior crise humanitária do mundo com...

Sudão enfrenta a maior crise humanitária do mundo com crescimento da fome

Situação piorou nas regiões de Darfur e Kordofan nesta segunda-feira (03/11)

Há dois anos e meio, uma guerra civil começou entre as Forças de Apoio Rápido (RSF) e o exército sudanês causou fome e desnutrição severa em todo Sudão. Uma vez que os combates se concentraram nessa área, as pessoas foram privadas dos seus meios de estabilidade, aumentando os preços e provocando deslocamentos.


O IPC (Classificação Integrada de Fases da Segurança Alimentar), padrão internacionalmente reconhecido para medir a gravidade das crises de fome, apoiada pela ONU, determinou que as cidades estão em situação de fome, embora em dezembro de 2024 já estava confirmada essa situação em Al-Fashir, capital de Darfur do Norte.

Em Al-Fashir um hospital teria sido invadido pela RSF, que tomou a cidade semana passada. Foi confirmado o assassinato de mais de 460 pacientes e seus acompanhantes. A RSF se instalou no local por cerca de 18 meses e durante esse período, os moradores locais relataram que o fornecimento de alimentos foi cortado, o que levou a população a comer ração animal, e ás vezes, peles de animais.

O IPC afirmou que o número total de sudaneses em situação de insegurança alimentar aguda diminuiu 6%, o que representa 21,2 milhões de pessoas, ou 45% da população total, devido à estabilização gradual e à melhoria do acesso no centro do Sudão, região que o exército sudanês assumiu o controle no início do ano.

Os cortes na ajuda internacional e os obstáculos burocráticos dificultam a capacidade das Nações Unidas e de outras agências de ajuda a fornecer alimentos e outros serviços, que agravaram o desafio humanitário.

Conteúdo adaptado da Reuters.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Masoud Pezeshkian, presidente do Irã

Presidente do Irã diz que líderes de EUA, Israel e Europa fomentaram protestos no país

Pezeshkian acusa líderes de "provocar, criar divisão e fornecer recursos, atraindo algumas pessoas inocentes para este movimento"
Ataques israelenses matam 27 pessoas em Gaza, dizem autoridades palestinas

Ataques israelenses matam 27 pessoas em Gaza, dizem autoridades palestinas

As Forças Armadas de Israel afirmaram ter atacado comandantes e instalações pertencentes ao grupo militante palestino Hamas e seu aliado, a Jihad Islâmica
EUA alertam Irã sobre riscos de escalada com exercícios militares no Estreito de Ormuz

EUA alertam Irã sobre riscos de escalada com exercícios militares no Estreito de Ormuz

Manobras com munição real acontecem nos dias 1º e 2 de fevereiro em rota estratégica para exportação de petróleo
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, cumprimenta um membro do Supremo Tribunal de Justiça durante a abertura do novo período judicial com os magistrados do Supremo Tribunal, em Caracas. (Foto: Miraflores Palace/Handout/Reuters)

Venezuela anuncia lei de anistia para presos políticos

Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, afirma que medida busca pacificação nacional