Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaBanco Central congela projeto do Drex; entenda os motivos

Banco Central congela projeto do Drex; entenda os motivos

O projeto da tecnologia criptografada seria uma das principais mudanças tecnológicas dos sistemas financeiros no Brasil

O Banco Central (BC) deve abandonar a versão de moeda digital do real, conhecida como Drex. A decisão foi anunciada em uma reunião realizada na última terça-feira (4), de acordo com fontes ouvidas pela Forbes.

O projeto da tecnologia criptografada seria uma das principais mudanças tecnológicas dos sistemas financeiros no Brasil. Havia expectativa de que ele fosse instaurado ainda neste ano, mas agora o seu lançamento está incerto.

Uma fonte que participou das fases piloto, 1 e 2 do Drex, atualmente na fase 3, afirmou ao periódico que o motivo para a desativação do projeto foi a insegurança que o modelo técnico apresentou. O formato utilizado para as transações seria por meio da plataforma Ethereum Virtual Machine (EVM), com o sistema Hyperledger Besu, que não se mostrou adequado.

Além disso, o custo para a arquitetura da moeda digital não estaria dentro do orçamento estabelecido pelo BC. Alguns sinais técnicos já teriam sinalizado a necessidade de interromper com esse processo ainda no final da fase 2.

Para os presentes na reunião, o “congelamento” do Drex foi recebido com cautela, caracterizado como uma mudança de rota de forma estratégica. Vale destacar que o BC possui outras alternativas a essa moeda digital caso ainda deseje seguir com a tokenização de ativos.

Como funcionaria o Drex?

Segundo a instituição financeira, o Drex funcionaria como a moeda digital do real, de mesma equivalência, mas permitindo transações financeiras seguras com ativos digitais, por meio de blockchain.

Esses serviços financeiros seriam liquidados dentro de um ambiente integrado e padronizado. Para utilizar a moeda, seria necessário ter um intermediário como banco ou outra instituição financeira.

Entre os principais benefícios, o Drex poderia simplificar processos de compra e venda de imóveis, veículos, além de melhorar e agilizar pedidos de crédito, entre outros.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Banco Central identifica vazamento de dados de chaves Pix no Agibank

Banco Central identifica vazamento de dados de chaves Pix no Agibank

O Banco Central do Brasil (BC) identificou um incidente de segurança que expôs dados cadastrais de chaves Pix sob...
Calote de R$ 3,6 bilhões eleva inadimplência do Banco do Brasil para 5,17% no trimestre

Calote de R$ 3,6 bilhões eleva inadimplência do Banco do Brasil para 5,17% no trimestre

Empresa do segmento atacado deixou de pagar valor bilionário ao BB no quarto trimestre de 2025
Trump planeja reverter algumas tarifas sobre produtos de aço e alumínio, diz jornal

Trump planeja reverter algumas tarifas sobre produtos de aço e alumínio, diz jornal

Autoridades do Departamento de Comércio e do escritório do representante comercial dos EUA acreditam que as tarifas estão prejudicando os consumidores
Mundo rico deve temer “brasileirização” de suas economias, diz The Economist

Mundo rico deve temer “brasileirização” de suas economias, diz The Economist

O fenômeno descrito pela publicação britânica é caracterizado por complicações na gestão da dívida pública por conta de juros elevados