Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasil3 fotos brasileiras estão entre as melhores de 2025...

3 fotos brasileiras estão entre as melhores de 2025 eleitas pela National Geographic

Rede de televisão selecionou as 25 melhores fotos de 2025, dentre elas 3 são do Brasil

Anualmente, a National Geographic seleciona milhares de registros fotográficos das imagens que marcaram o ano por sua força visual, relevância ambiental ou capacidade de contar histórias profundas da natureza e da humanidade.

Em 2025, a organização divulgou uma seleção com 25 fotos entre elas, três captadas por fotógrafos brasileiros, cobrindo temáticas que vão da vida selvagem à crise socioambiental.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Critérios usados

A seleção das imagens de 2025 da National Geographic reúne registros da natureza, da vida humana e de descobertas científicas, escolhidos não apenas pela qualidade técnica, mas também pelo impacto e pelo contexto que revelam.

Entre os destaques estão fotografias brasileiras, como o registro de uma onça-pintada em Minas Gerais e imagens que mostram os efeitos da ação humana sobre o território, como áreas afetadas pela extração de sal-gema.

Registro de uma onça-pintada feito pela câmera trap | Imagem: Fernando Faciole, Minas Gerais, Reprodução National Geographic

Onça-pintada no Parque Estadual do Rio Doce (MG) | Fernando Faciole

Em 2025, a NatGeo incluiu na sua seleção anual a fotografia capturada por Fernando Faciole., que fotografou uma onça-pintada flagrada por câmeras-armadilha (“trap”) nas matas do Parque Estadual do Rio Doce, em Minas Gerais.

Ele instalou as câmeras ao redor da toca de um tatu-canastra, com o intuito de documentar esta espécie rara. Mas em uma de suas verificações encontrou uma onça-pintada parada diante da lente, olhando diretamente para o registro.

O registro foi considerado “icônico” pela NatGeo e simboliza a fauna brasileira vivendo em habitat natural, na região de Mata Atlântica ameaçada.

Crianças brincando em Anamã | Imagem: Lalo de Almeida, Amazonas – Reprodução National Geographic

Cheias e vida resiliente em Anamã (AM) | Lalo de Almeida

Outra foto de destaque da edição é de Lalo de Almeida, que documenta a vida na cidade de Anamã, no Amazonas. Marcada por cheias constantes do rio Rio Solimões.

A imagem mostra como as comunidades locais convivem e se adaptam às inundações, revelando tanto vulnerabilidades quanto a resiliência diante de crises ambientais.

Para Almeida, estar entre as 25 fotos do ano representa levar ao mundo a voz e a realidade dessas populações, frequentemente invisíveis.

Momento de carinho de Damião Carlos da Silva e seu pintinho | Imagem: Maíra Erlich – Reprodução National Geographic

Tragédia social e ambiental em Maceió (AL) | Maíra Erlich

A terceira fotografia brasileira selecionada em 2025 é de Maíra Erlich, recifense e exploradora da NatGeo. Ela retrata as consequências do afundamento de bairros em Maceió, motivado pela extração de sal-gema.

A foto é de um morador afetado pela crise, mostra o olhar para a vulnerabilidade social e ambiental provocada pela mineração, uma realidade frequentemente subestimada.

A inclusão da foto na seleção significa dar visibilidade global a uma tragédia regional e voz a comunidades impactadas, mostrando urgência do debate ambiental e direitos humanos.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
O casal discute andando pela rua na imagem à esquerda. Á direita, Tainara faz selfie no espelho

Homem que atropelou e arrastou mulher na Marginal Tietê por mais de 1km é preso pela polícia

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em um hotel na Vila Prudente, na zona leste de SP
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão