Mais de 40 horas após a ventania que atingiu a capital paulista e a Região Metropolitana de São Paulo, algumas regiões dos municípios ainda enfrentam problemas com a falta de água e o abastecimento.
De acordo com a Sabesp, a queda no fornecimento de energia impede o bombeamento de água para as residências. Bairros vizinhos aos locais também são impactados, já que os reservatórios e estações de bombeamento paralisados atendem a várias áreas do entorno.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Regiões ainda sem energia para bombear a água
Seguem sem energia os sistemas de abastecimento de Parelheiros, Parque do Carmo e Vila Romana, na cidade de São Paulo. Outras cidades têm parte de seus bairros afetados: Guarulhos (Pimentas), Francisco Morato (Jardim Arpoador) e Caieiras (centro).
Regiões com volta de energia e abastecimento em recuperação
O fornecimento de energia foi restabelecido nos bairros Carrão, Cangaíba, Morumbi, Parque do Carmo, Parque Savoy, Sacomã, Tucuruvi, Vila Clara, Vila Formosa e Vila Mariana, na capital paulista; em Santo André, Mauá e São Bernardo do Campo; no Atalaia, em Cotia; na Vila Iracema, em Osasco; em São Gonçalo; e no Capital Ville, em Cajamar (Polvilho e São Benedito). Em Mairiporã (Irara Branca, Vila Machado, Capuavinha e encosta da Cantareira), o abastecimento está sendo retomado gradualmente, com regiões ainda sem água. O mesmo vale para a região de Santa Isabel e Guararema. Em Americanópolis e Itapecerica, a operação tem sido retomada com gerador.
Isso permitiu o reinício do abastecimento de água nessas áreas e nos bairros vizinhos a elas. A partir da volta da eletricidade, o bombeamento de água foi retomado para as casas, em um processo gradativo nesses locais. Pontos mais altos e distantes dos reservatórios devem levar mais tempo para terem o abastecimento normalizado, ainda de acordo com a Sabesp.
