Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilAdvogado diz que Toffoli acerta em levar caso do...

Advogado diz que Toffoli acerta em levar caso do Banco Master ao STF

A decisão do ministro Dias Toffoli de definir competência do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso do Banco Master é correta, avalia Pierpaolo Bottini, advogado do banqueiro Daniel Vorcaro, em entrevista exclusiva à TMC. O defensor afirma que se trata de uma medida para proteger o andamento do processo, uma vez que ele poderia ser anulado nas instâncias inferiores em virtude da menção a parlamentares federais em provas e documentos recolhidos pela Polícia Federal.

“Acontece é que, durante a busca e apreensão, foram identificadas menções a parlamentares. E, devo acrescentar, são menções lícitas. São documentos que podem ser explicados, mas a autoridade policial entende que aquilo é de interesse da investigação. Se esse é o caso, há uma decisão do STF que, sempre que houver menção ao parlamentar, isso deve ser submetido ao Supremo”, explicou o advogado.

O que fez o ministro Dias Toffoli, neste caso? Ele entendeu que, como pode haver indícios de envolvimento, alguma menção a parlamentares federais, toda e qualquer decisão deve passar pelo STF, sem parar investigações ou determinar a suspensão do processo. Isso evita qualquer nulidade, pois a menção a deputados federais torna nula qualquer decisão do juiz de primeira instância. Por cautela, então, ele mandou essa questão subir ao STF para evitar a nulidade.

“É uma decisão de cautela, que garante a não-anulação do processo, é uma decisão de economia processual absolutamente lógica do ponto de vista jurídico.”

Vorcaro foi solto mediante o cumprimento de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. O caso, agora, corre em sigilo no Supremo.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Sophia Loren Soares Camilo foi baleada em Belford Roxo

Menina de 10 anos morre após carro ser alvo de tiros em Belford Roxo, no RJ

Sophia Loren não resistiu aos ferimentos após veículo conduzido pelo pai ser alvejado; suspeito foi detido com arma e munições
Exército inicia no Rio incorporação da 1ª turma de mulheres recrutas

Exército inicia no Rio incorporação da 1ª turma de mulheres recrutas

Serão incorporadas como soldados 159 mulheres
Ex-prefeito de Cubatão é denunciado pelo MP por estupro contra servidora municipal

Ex-prefeito de Cubatão é denunciado pelo MP por estupro contra servidora municipal

Ministério Público de São Paulo formalizou acusação com base em gravação de áudio feita pela vítima
ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

Falhas foram identificadas em barreiras de segurança; refinaria da zona norte do Rio de Janeiro vai recorrer da decisão