Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilAnvisa proíbe lotes irregulares de remédio para câncer, Mounjaro...

Anvisa proíbe lotes irregulares de remédio para câncer, Mounjaro e Botox

Agência determinou o recolhimento de medicamentos após fabricantes identificarem irregularidades em embalagens e rotulagem

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição e o recolhimento de medicamentos irregulares nesta sexta-feira (20/02). As medidas atingem lotes falsificados de fármacos para tratamento de câncer, diabetes e obesidade, além de incluir a proibição nacional de implantes hormonais com nesterona e a apreensão de anabolizantes sem registro sanitário.

A agência identificou unidades falsificadas de Enhertu, Mounjaro e Botox. As próprias fabricantes comunicaram as irregularidades à Anvisa. Os produtos apresentam divergências em relação às versões originais.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Fabricante identifica falsificação em medicamento oncológico

O Enhertu é indicado para tratamento de câncer de mama e outros tumores HER2 positivos. A Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica informou à Anvisa sobre unidades falsificadas do medicamento. O lote 416466 teve a circulação proibida. As unidades irregulares apresentam alteração de coloração. Outras características diferenciam os produtos falsificados dos legítimos.

Segundo a agência, as embalagens apresentavam frascos maiores que o padrão habitual, descascamento na tampa e tampa metálica pintada de amarelo, em vez da tampa plástica amarela original. A Anvisa determinou a apreensão e proibiu a comercialização e distribuição do lote.

Lote de medicamento para diabetes e obesidade apresenta falhas

A Eli Lilly do Brasil identificou falsificações do Mounjaro. O medicamento, que contém tirzepatida, é indicado para diabetes tipo 2 e amplamente usado também para perda de peso. O lote D838838 teve a comercialização proibida. As unidades irregulares apresentam falhas na rotulagem, com impressão borrada e padrão de validade irregular.

Segundo a agência, as embalagens apresentavam impressão borrada do nome e de outros dados de rotulagem, além de espaçamento maior que o padrão entre mês e ano na data de validade.

A Anvisa determinou apreensão e proibição de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação e uso do lote do medicamento. A medida vale para qualquer pessoa física ou jurídica que esteja com o produto.

Botox falsificado tem inconsistências em datas

A AbbVie Farmacêutica comunicou a existência de produtos falsificados do Botox. O lote C7936C3 foi considerado irregular. As datas de fabricação e validade são incompatíveis com o lote original. A Anvisa também proibiu a comercialização do produto.

Proibição do “Ozempic Natural”

Todos os produtos comercializados como “Ozempic Natural” da marca ShoopNatu foram proibidos. A medida se estende a outros itens da empresa. Os produtos são vendidos sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa. A fabricante é desconhecida.

Implantes e anabolizantes irregulares

A Anvisa proibiu implantes hormonais contendo nesterone em todas as farmácias de manipulação do país, devido a falta de comprovação da eficácia. Os produtos são conhecidos como “chip hormonal”. A substância não possui avaliação de eficácia e segurança.

A resolução proibiu, em todo o território nacional, a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes contendo o hormônio nesterona por farmácias de manipulação. A medida vale para todas as marcas e estabelecimentos.

De acordo com a Anvisa, ficou comprovada “a manipulação irregular de implantes contendo o fármaco Nesterone”, já que a substância não possui avaliação e aprovação de eficácia e segurança pela agência para essa via de administração.

A decisão inclui recolhimento dos estoques existentes. Os chamados “chips hormonais” vinham sendo divulgados em clínicas e redes sociais como alternativa terapêutica, mas a agência afirma que não há respaldo regulatório para esse uso.

A resolução estabeleceu também a proibição e apreensão de anabolizantes e hormônios comercializados sem registro ou de empresas não identificadas.

Leia mais: TCU deve arquivar pedido de investigação sobre festas de Vorcaro na Bahia

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

64% dos paulistanos aprovam transferência da sede do Governo de SP para o Centro, diz Datafolha

64% dos paulistanos aprovam transferência da sede do Governo de SP para o Centro, diz Datafolha

Atualmente, o Palácio dos Bandeirantes, sede oficial do Executivo paulista, está localizado no bairro do Morumbi, na Zona Sul da capital paulista
Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, aparece de braços cruzados

TCU deve arquivar pedido de investigação sobre festas de Vorcaro na Bahia

Unidade técnica recomenda encerramento do processo sem apuração por ausência de evidências de irregularidades e uso de recursos públicos federais
Brasil apresenta plano de inteligência artificial com investimento de R$ 23 bi até 2028

Brasil apresenta plano de inteligência artificial com investimento de R$ 23 bi até 2028

Seis ministros expuseram estratégia nacional em cúpula internacional na Índia, detalhando aplicação da tecnologia em saúde, educação e serviços públicos
imagem mostra a carteira de trabalho digital e a carteira de trabalho física

Desemprego cai em 6 estados no 4º trimestre e taxa nacional recua para 5,1%

IBGE divulga dados da Pnad Contínua mostrando redução de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior no país