A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de quatro lotes de panetones da marca D’Viez contaminados por fungos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. A medida também suspendeu produtos alimentícios que contêm cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, não autorizados para consumo no Brasil.
A fabricante D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda comunicou voluntariamente à Anvisa a identificação de fungos na superfície dos produtos. Os lotes afetados têm validade até 27 de fevereiro de 2026.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Os panetones contaminados são: Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional de 140g, Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato” de 700g, Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional de 700g e Panetone com Frutas Trufado Tradicional de 700g. Todos pertencem ao lote 251027.
A proibição também atinge produtos da empresa Coguvita II Alimentos Ltda, que comercializa itens das marcas Smush Smushnuts e Smushn Go. Estes contêm cogumelos que ainda não passaram por avaliação de segurança para uso alimentar no Brasil.
A determinação tem efeito imediato e exige o recolhimento dos produtos do mercado em todo o território nacional. Os consumidores que adquiriram esses itens devem interromper o uso.
Em relação aos produtos com cogumelos, a Anvisa informou que a divulgação desses itens é irregular por associar o consumo a benefícios como melhora da saúde mental, memória, foco e imunidade, sem comprovação científica.
Entre os produtos com cogumelos não autorizados estão sete itens diferentes, incluindo pastas, barras, granolas e cápsulas de café.
