Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz foram condenados pela Justiça a indenizar a vereadora Monica Benício (PSOL-RJ), viúva de Marielle Franco, em R$ 200 mil. A decisão judicial, anunciada nesta terça-feira (10/2), também determina o pagamento de pensão equivalente a dois terços do salário que Marielle receberia como vereadora, incluindo décimo terceiro e férias.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A sentença estabelece ainda o bloqueio dos bens dos condenados. Os réus podem recorrer da decisão.
Lessa e Queiroz confessaram a autoria do assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em março de 2018 no bairro do Estácio, zona norte do Rio de Janeiro. Ambos foram condenados pelos homicídios em maio de 2025.
Atualmente, Ronnie Lessa cumpre pena em presídio federal em Brasília, enquanto Élcio de Queiroz está detido em unidade federal no Rio de Janeiro.
Leia Mais: Paris Filmes recebe autorização para captar R$ 18 mi para filme sobre Marielle
Monica Benício declarou que a decisão representa uma vitória simbólica ao reconhecer “a história que ela e Marielle construíram juntas e o futuro que lhes foi tirado”. A vereadora também afirmou que “nenhuma indenização repara a perda.”
Os supostos mandantes do crime – o ex-deputado federal Chiquinho Brazão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Domingos Brazão e o ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa – serão julgados pelo Supremo Tribunal Federal nos dias 24 e 25 de fevereiro.
